quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Programas federais chegam às reservas extrativistas no Pará




 
Faleiro participou da I Baixada das Reservas Marinhas do Pará, em Bragança.

 

 Pareticipantes de evento em Bragança. Reservas marinhas em pauta.

 O deputado reunido com vereadores e conselho de turismo de Bragança



 Por assessoria



Esta semana os moradores da reserva extrativista em Porto de Moz e reservas marinhas do litoral paraense receberam a delegação dos governos federal e estadual, que fizeram anúncios do inicio de obras dos mais importantes programas de inclusão social. O Luz para Todos será executado em áreas isoladas por meio de usinas solares, já o  Minha Casa Minha Vida inicia seu atendimento na área rural contemplando as famílias das reservas e assim da mesma forma, demais programas também irão beneficiar este público.

De segunda, 21 a quarta, 23, pescadores, agricultores e extrativistas marinhos dos municípios de Quatipuru, Viseu, Augusto Corrêa e Salinopolis se reuniram com autoridades das esferas municipal, estadual e federal para debater demandas. Trata-se da I Baixada das Reservas Marinhas do Estado do Pará, realizado em Bragança, com a presença dos representantes do Ministério da Pesca, da Superintendência do Patrimonio da União (SPU), Instituto Chico Mendes de Biodiversidade – ICMbio, além de prefeitos e secretários municipais. O deputado estadual Aírton Faleiro (PT) também esteve presente ao evento que aconteceu no Centro Guadalupe.

 
Em Porto de Moz
Representantes dos governos federal e estadual estiveram  em audiência realizada nesta segunda, 21, na reserva extrativista Verde Para Sempre, no município de Porto de Moz. Durante a reunião foram atendidas as demandas dos extrativistas da Reserva. A delegação federal foi coordenada pelo presidente nacional do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade - ICMbio, Roberto Vizentin e a delegação estadual pelo secretário especial de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção – Sedip, Sidney Rosa. Também esteve presente o deputado estadual Aírton Faleiro (PT) que atuou como interlocutor junto aos governos durante o bloqueio do rio Aquiqui em novembro do ano passado, o que resultou no agendamento da audiência.
Na ocasião foi acordado que os extrativistas receberão energia através do programa federal Luz Para Todos, por meio de usinas geradoras de energia via placas solares. Para isso será efetivado um leilão ainda em fevereiro pela Celpa para execução das obras. Também foi acordada a criação de um grupo de trabalho para realizar estudos sobre as demandas de energia para atender as atividades produtivas e ampliar a capacidade de geração de energia para atendimento doméstico. Assim que terminarem estes estudos será realizado um novo leilão. Os extrativistas agradeceram esta iniciativa governamental mas continuam reivindicando o rebaixamento da energia do linhão que vai para Manaus e Macapá, por entenderem que são merecedores de uma energia forte.
Sobre assistência técnica e credito – Foi anunciada pelo governo federal a publicação, na segunda, 21, no Diário Oficial da União, do edital de prestação de serviços de assistência técnica florestal para o público das Resex. O que foi bem aceito pelos comunitários por ser uma demanda antiga do segmento.
O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária -Incra informou que está recebendo as contas das associações para pagar os créditos de apoio e fomento, no valor de R$ 3 mil e 200 por família. Ficou acordada também a liberação de recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf A).
Sobre créditos para atividade bubalina ficou acertado de a comunidade apresentar uma proposição para ser analisada pelo ICMbio. Já que a legislação atual é restritiva.
Foi sugerido durante a reunião que se procure o Congresso Nacional para revisão da legislação federal no tocante as atuais regras para as atividades produtivas nas Resex.
A Embrapa se propôs a trabalhar modalidades de sistemas de produção na Resex. E a Companhia Nacional de Abastecimento - Conab realizará curso de capacitação dos comunitários para a comercialização dos produtos.
 
Habitação - O Ministério das Cidades informou que serão construídas em 2013, dentro do programa federal Minha Casa, Minha Vida 60 mil casas rurais no país, sendo 24 mil no Pará, contemplando 100% das famílias da Verde Para Sempre. O Que representa em torno de 3 mil residências.
O governo estadual recebeu demandas de apoio a logística de transporte e produção. Sobre isso ficou deliberado que a comunidade vai apresentar uma pauta detalhada para ser apreciada pelo Governo do Estado.“Sobre a liderança do ICmbio, que é o gestor da resex, o Governo do Estado está aqui para assumir o que for de sua responsabilidade para a melhoria de vida dos moradores da reserva”, disse Sidney Rosa.

O deputado Aírton Faleiro considerou a audiência muito produtiva. “Estou confiante de que 2013 será o ano das resex. Até que enfim, os governos entenderam o enorme atraso no atendimento a essas populações e agora correm para pagar essa dívida social”.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário