sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Na imprensa hoje: Preparativos na reta final

Fonte: amazônia jornal

Edição de 05/10/2012
    
   

Quatro mil militares viajam para assegurar segurança de pleito. Atuação será principalmente no Pará, em 73 municípios.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contará com o apoio de quatro mil militares na eleição do próximo domingo, na qual serão eleitos prefeitos e vereadores. As tropas do Comando da 8ª Região Militar e a 8ª Divisão de Exército serão distribuídas entre municípios do Pará, do Amapá, do Tocantins e do Maranhão. O deslocamento dos militares começou na quarta-feira e prossegue até amanhã, quando o último grupamento parte para a região do Marajó. A operação Eleições 2012 se encerra na segunda-feira, momento em que as tropas retornam para suas bases. O planejamento feito pelo Exército vai distribuir os quatro mil militares da seguinte forma: em 73 municípios paraenses, em dois municípios do Amapá, em quatro cidades do Tocantins e três do Maranhão.

O coronel Correa Lima explica que cabe às tropas federais o papel de auxiliar os órgãos de segurança pública. 'Vamos somar esforços com as polícias Militar e Civil, tendo muito bem definida a nossa missão nesta operação', frisa. Entre as ações que serão de responsabilidade dos militares estão a garantia do livre acesso aos locais de votação, o transporte de urnas em locais de difícil acesso, além de resguardar a integridade física dos funcionários do TRE que atuarem nos locais de votação e apuração.

Os locais de atuação das tropas federais foram definidos pelo TSE. A distribuição será proporcional à quantidade de eleitores no município. Os homens estão sendo treinados há pelo menos dois meses. Eles foram preparados para impedir possíveis delitos. 'Se encontrar qualquer irregularidade, o militar deve encaminhar o suposto acusado a uma delegacia depois de orientá-lo. Caberá à Polícia Civil tomar as providências necessárias', diz o coronel, enfatizando que as fraudes mais comuns são boca de urna, compra de voto e quebra da lei seca. Para Lima, o fundamental é permitir que o processo democrático seja cumprido. Ele frisa que, entre os militares estarão soldados, oficiais e sargentos.

O sargento Rubnelson Oliveira, que está há quatro anos no exército, vai participar da operação pela primeira vez. 'Estamos preparados para cumprir essa missão. Foram vários meses de preparação com palestras, instruções e teste prático, realizado em Marituba', diz. Ele será responsável por cinco soldados, e vai atuar no município de Garrafão do Norte, que fica no nordeste paraense. 'Esperamos não encontrar nenhum complicador, tenho certeza que será feito da melhor forma possível', afirma.

Urnas - As urnas eletrônicas que serão utilizadas no pleito do próximo domingo, em Belém e Ananindeua, começam a ser transportadas hoje para os locais de votação. Hoje, às 8h, cerca de 20 caminhões irão sair do depósito do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA), no conjunto Cidade Nova II, para começar a distribuir as urnas referentes a Belém e Ananindeua, processo que só deverá se encerrar amanhã. Serão destinadas 2.816 urnas para Belém e 1.070 para Ananindeua. As urnas que serão utilizadas nos interior do Estado já se encontram todas nos respectivos municípios, de acordo com o TRE, mas o transporte aos locais de votação também deverá começar nesta sexta-feira. Ao todo, serão utilizadas no pleito municipal 19.048 urnas eletrônicas, distribuídas entre 104 zonas eleitorais.

De acordo com o chefe da seção de Logística de Urnas do TRE-PA, Eduardo Araújo, o transporte das urnas às seções eleitorais deverá ser feito por empresas contratadas. Ao todo, no Estado do Pará, serão 5.067 locais de votação, sendo 306 em Belém. 'No caso da capital e Ananindeua, o transporte será feito amanhã [hoje] e sábado, saindo do depósito do TRE. As urnas já estão todas acondicionadas no depósito para serem distribuídas aos locais de votação', explicou. Os dois municípios são os maiores colégios eleitorais do Estado e, por isso, demandam a maior quantidade de urnas. Nos municípios do interior do Estado, o transporte também será feito a partir de hoje, mas a logística fica a critério de cada zona eleitoral, segundo detalhou Araújo.

A região das ilhas de Belém também deverá receber as urnas por meio de transporte fluvial. As embarcações que levarão as urnas para regiões como Cotijuba, Combu e Furo do Piritaquara deverão sair amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário