sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Na imprensa hoje: Eleições mobilizam quase 82 mil pessoas

fonte: Diario do Pará

Sexta-Feira, 05/10/2012, 03:37:14


Através de uma conta simples é possível chegar ao número aproximado de 82 mil pessoas envolvidas no processo eleitoral para que tudo ocorra dentro do planejado no próximo dia 7. Com a finalidade maior de garantir aos mais de cinco milhões de eleitores paraenses o direito de definir seus próximos representantes municipais, diversos órgãos de governo se mobilizam para atuar conjuntamente durante as eleições.

Segundo o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PA), Ricardo Nunes, a responsabilidade de garantir a viabilidade das eleições não é apenas do tribunal. “A eleição é de responsabilidade do país todo e não só da Justiça Eleitoral”, disse. “Todo brasileiro está diretamente ligado a isso”.

Ao lembrar que o planejamento do TRE para o pleito já vem ocorrendo desde janeiro deste ano, ele afirma que tudo está sendo realizado dentro do programado. “Teremos 61.900 mesários e 4 mil supervisores atuando nestas eleições com as 19.048 urnas que teremos espalhadas pelo Estado”, enumera. “Teremos 329 pontos de transmissão via satélite no interior e quatro em Belém. Somente na totalização teremos 150 servidores trabalhando”.

Nunes disse que espera que o domingo seja um dia marcado pela comemoração da sociedade pelo exercício da cidadania. “É importante que tenhamos uma festa no dia 7 de outubro. Eleição é festa e não guerra”, compara. “O dia das eleições não é para confusão, mas devemos deixar claro que a segurança é de competência dos órgãos de segurança”. Para garantir a segurança no dia do pleito, a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) já anunciou que 15 mil homens atuarão em cada um dos 144 municípios paraenses, dentre as forças das seguranças municipais, estaduais e federais.

PF

Somente da Polícia Federal (PF), 370 homens atuarão em Belém e em mais quatro municípios. Segundo o delegado da PF, Alberto Queiroz Navarro, a atuação da polícia será diferenciada no dia do pleito. “Como as eleições municipais causam um aumento do índice de violência, fizemos um planejamento para que 240 policiais atuassem na capital e para que 130 atuassem nos municípios de Santarém, Marabá, Redenção e Altamira, onde a PF tem atuação”, informou. “Na Região Metropolitana de Belém faremos um plantão específico de 24 horas para as demandas eleitorais, além de instalações próximo ao Hangar (Centro de Convenções e Feiras da Amazônia) para evitar a colocação de explosivos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário