terça-feira, 9 de outubro de 2012

Meu Olhar às eleições 2012

BOM DIA A TODOS E A TODAS!

Retorno hoje para a primeira sessão pós-1º turno de 2012. Apesar do stress, da correria, dos problemas, a eleição não deixa de ser uma grande festa popular. A festa da democracia.

Numa eleição de caráter municipal se perde, se ganha. Não foi diferente com as bases do nosso mandato. No balanço geral ganhamos mais do que perdemos.
Em se tratando da esfera nacional podemos afirmar que não houve grandes surpresas.

Com o resultado do 1º turno, o equilibrio da correlação de forças entre os partidos melhor colocados na disputa permanece. No entanto pela quantidade de capitais que se definirão no 2º turno pode haver mudança nesta correlação de forças. A exemplo da candidatura do nosso companheiro Fernando Hadad, em São Paulo.

No Pará não foi diferente. Os 3 principais partidos - PSDB, PT e PMDB - chegaram ao fim deste pleito com resultado equilibrado: PSDB (31 prefeituras), PMDB (27 prefeituras) e PT (24 prefeituras). Também destaco o PR (15 prefeituras) e PSD (10 prefeituras).

O PT elegeu ainda 16 vice prefeitos e ajudou a eleger mais 21 prefeitos sem estar compondo a chapa majoritária. Elegemos 181 vereadores.

Restou para o 2º turno a capital. Em reunião à qual participei ontem, deliberamos por apoiar a candidatura de Edmilson Rodrigues (Psol) e portanto vamos trabalhar neste 2º turno com esta deliberação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário