quinta-feira, 12 de julho de 2012

UFPA vai debater educação no campo

Fonte: Ufpa

Estão abertas as inscrições para o I Seminário de Licenciatura em Educação do Campo do Pará e Amapá e para o III Encontro de Pesquisa da Educação do Campo do Pará, que ocorrerão, simultaneamente, de 29 a 31 de agosto, no Auditório Professor José Vicente Miranda Filho, do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ) da Universidade Federal do Pará (UFPA). O Seminário tem como tema “Desafios atuais da Educação no Campo nas políticas, nas pesquisas e na formação dos educadores.”
Os eventos reunirão pesquisadores e professores, que discutirão os rumos da educação no campo e suas perspectivas. Ao mesmo tempo, a produção acadêmica na área terá seu espaço. É o que adianta o coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Rural na Amazônia (Geperuaz) e integrante da comissão organizadora do Seminário, professor doutor Salomão Hage.
“Serão dois eventos em um só. Este ano, 15 turmas de Licenciatura em Educação do Campo irão se formar nos campi da UFPA, e este evento é de fundamental importância para consolidar, ainda mais, o curso no Estado, sem contar que alguns professores e pesquisadores de cursos de Licenciatura em Educação do Campo de todo o Brasil estarão presentes aqui conosco”, afirma o professor. Segundo ele, o número reduzido de professores na Educação Básica no Estado é, sem dúvida, um dos grandes entraves para o desenvolvimento da educação no Pará.
Vitrine - Outro ponto importante do Seminário é a apresentação de trabalhos acadêmicos. “Será uma grande vitrine para o que está sendo produzido na Academia sobre o tema. Este será o momento em que vamos reunir a produção acadêmica de pesquisadores e educadores para vermos os resultados e diagnosticarmos possíveis caminhos para solucionar, pelo menos, em parte, os problemas que constamos na educação do campo”, afirma o professor.  Salomão destaca, ainda, que outras formas de apresentação de trabalhos serão aceitas. “Além da tradicional apresentação oral dos trabalhos acadêmicos inscritos, os participantes podem relatar suas experiências, no dia a dia do trabalho, como educador, e também apresentar produções culturais, que abordam o tema do evento.” A expectativa de público para o Seminário é de participação de cerca de 500 pessoas.
Inscrições gratuitas - Para se inscrever, é necessário preencher uma ficha de inscrição e enviá-la para o e-mail: eventosdocampo@gmail.com. Quem deseja apresentar algum trabalho acadêmico em forma de comunicação oral, pôster, Relato de Experiências Educativas, ou produção cultural terá até o dia 20 de julho para se inscrever. Para quem vai participar do evento como ouvinte, o prazo de inscrição se encerra no dia 15 de agosto.
Serviço:
I Seminário de Licenciatura em Educação do Campo do Pará e Amapá e o III Encontro de Pesquisa da Educação do Campo do Pará.
Período: de 29 a 31 de agosto
Local: Auditório Professor José Vicente Miranda Filho do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ) da UFPA.
Inscrições: Preencher uma ficha de inscrição e enviá-la para o e-mail eventosdocampo@gmail.com. Quem deseja apresentar algum trabalho, terá até o dia 20 de julho para se inscrever. Quem irá ao evento só como ouvinte, o prazo será até o dia 15 de agosto. Clique aqui para ter acesso à programação do evento e às instruções para envio de trabalhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário