quarta-feira, 20 de junho de 2012

RIO+20: impressões de uma reunião global


No dia de hoje me dirigi pela manhã ao Rio Centro onde acontece o Encontro dos Chefes de Estado, dentro da programação a RIO+20.

Presenciei uma ocupação de um espaço, onde um grupo de pessoas – participantes da Cúpula dos Povos – adentraram pela favela Beira Rio em uma grande fila para tentar entrar no evento, mas foram barrados. Eles estão ocupando o entorno do local do evento protestando como forma de pressionar os chefes para que se melhore o texto da Rio+20 que está muito evasivo, pois apenas diz que os países mais desenvolvidos podem no futuro se comprometer  com o desenvolvimento sustentável.

Essa pressão neste evento onde estão autoridades de estado do mundo é uma tentativa de que se reveja este texto a partir da presença desses líderes mundiais.

Sobre o dia de ontem, terça, 19, tivemos uma participação no debate da Fundação Perseu Abramo e na Arena sócio Ambiental e Fórum de Justiça Ambiental.

O que observei na RIO+20 é que não podemos ter um olhar negativo do evento. Na verdade independente do texto a ser aprovado, a RIO+20, como continuidade da discussão da ECO 92, continua institucionalizado um debate sobre o desenvolvimento sustentável. A RIO+20 trouxe um importante diálogo sobre o desenvolvimento e o combate à pobreza. 

Do ponto de vista da posição do país, digo que o Brasil cumpriu e está cumprindo um importante papel por ser o mediador deste evento mundial e isso é bom para nós. Por outro lado, na condição de mediador, o Brasil perde a oportunidade de defender suas proposições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário