sexta-feira, 22 de junho de 2012

MOÇÃO DE REPÚDIO

Em atitude rápida e inesperada o Congresso do Paraguai abriu ontem, 21, processo de impeachment para afastar o presidente Fernando Lugo do legítimo exercício do mandato conferido pelo povo paraguaio nas eleições de 2008, configurando um "golpe branco" contra a democracia daquele país vizinho.
O chefe de Estado do Paraguai está sendo acusado de ser o principal responsável pelo conflito agrário que vitimou 18 camponeses no último dia 15. Este confronto envolvendo policiais e camponeses que ocupavam uma fazenda aconteceu em uma cidade próxima à fronteira com o estado do Paraná.
O governo brasileiro, á frente a presidenta Dilma Rousseff, está liderando uma missão da UNASUL (União de Nações Sul-Americanas) para que encaminhe da melhor forma possível a crise paraguaia. A missão diplomática está acompanhando o processo de perto e os países que a integram podem impor sanções ao Paraguai no caso "de ruptura ou ameaça de ruptura da ordem democrática".
Nós, do Diretório do Partido dos Trabalhadores do Estado do Pará, reunidos em Belém em 22 de junho de 2012, repudiamos o retrocesso nos fundamentos do Estado Democrático de Direito no Paraguai; solidarizamos-nos com os movimentos sociais que nas ruas resistem contra a tentativa de golpe de estado; aplaudimos a pronta resposta do governo brasileiro e das nações sul-americanas através da missão da UNASUL na busca da mediação deste conflito e pela condenação da atitude do congresso paraguaio; e apelamos para que a Suprema Corte de Justiça acate a ação de inconstitucionalidade oferecida pelo Presidente para barrar o processo de impeachment, por não estarem presentes no processo as
garantias de defesa previstas na lei, sendo evidente que se trata de algo que atenta contra a Constituição e viola o direito.

Belém do Pará, Brasil, 22 de junho de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário