sexta-feira, 1 de junho de 2012

Denúncias de corrupção e falta de democracia marcam debate sobre a Ufopa em Santarém


POr assessoria
  

Com a Câmara Municipal de Santarém completamente lotada foi realizada a audiência pública para debater a situação da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) nesta sexta-feira, 1º de junho. Além da comunidade acadêmica estiveram presentes representantes de entidades civis e lideranças políticas. Convidado para a audiência o reitor Seixas Lourenço não apareceu, não mandou representante em seu lugar e marcou para o mesmo horário uma coletiva com a imprensa local para rebater as acusações de irregularidades na Ufopa.

A ausência do reitor não surpreendeu o professor da Ufopa Sandro Leão. "Seixas não aparece em atividades onde tenha que se esclarecer. Prefere lançar notas no site da Ufopa ou marcar entrevistas com a imprensa como a de hoje para tentar desmobilizar a audiência", disse Leão enfatizando que o diálogo com a reitoria tem sido muito difícil e agora se reduziu a nada. Segundo o professor durante a audiência foi proposta a criação de um comitê a ser formado tanto por integrantes da comunidade acadêmica quanto por representantes da sociedade civil organizada. "O objetivo do comitê será trazer um diálogo amplo sobre essa situação e cobrar a vinda de técnicos do Mec para vim à universidade", afirmou.

Medidas de urgência foram clamadas pela plenária. "Quem está perdendo é toda a população", disse o coordenador de Formação e Comunicação sindical da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (Fasubra), Sandro Pimentel. Em sua opinião a imagem da Ufopa está seriamente comprometida pois "quando se trata da imagem de uma universidade pública não pode estar envolvida com denúncias de corrupção". 

Estudante de Direito e liderança do movimento estudantil do município de Santarém, IB Tapajós  que a audiência pública mostrou a atitude antidemocrática do reitor Seixas Lourenço - que mesmo convidado, não participou, nem enviou representante - e também consolidou o debate para além da esfera local, pois os representantes de entidades nacionais presentes ao evento se comprometeram com esta pauta. "Além pedirmos a apuração urgente das denúncias, também queremos  eleição direta para a reitoria, a vinda de uma comissão técnica do MEC e a saída imediata do reitor Seixas Lourenço" disse Tapajós.


Nenhum comentário:

Postar um comentário