quinta-feira, 19 de abril de 2012

Estudantes expõem trabalhos de extensão universitária da UFOPA


Tiveram início na última terça-feira (17) o I Seminário de Iniciação Científica do Ensino Médio (IC-EM) e o I Seminário de Extensão da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), que acontecem simultaneamente no Campus Tapajós, em Santarém/PA. Os eventos têm como objetivo proporcionar a integração entre professores e estudantes da UFOPA e de escolas de ensino médio da região, através da troca de experiências e da divulgação de trabalhos.

O segundo dia dos Seminários contou com exposição de trabalhos de extensão da universidade. As estudantes Mayara Duarte Silva e Patrícia Mileane Santos são autoras do trabalho denominado “Bicho no lixo: levantamento de acidentes com animais peçonhentos de ocorrência em lixos e entulhos na Região Metropolitana de Santarém, Pará”, que estudou pontos críticos de depósito de lixo na cidade e identificou 56 espécies de animais peçonhentos, incluindo escorpiões e serpentes, uma vez que esses ambientes são propícios para sua proliferação.

A segunda etapa do projeto, que teve a orientação dos professores Joacir Stolarz Oliveira e Fábio Marques Aprile, foi a produção de material didático informativo, visando a orientar alunos da rede pública de ensino e a população santarena em geral quanto à prevenção de acidentes provocados por esse tipo de animal. Estudante do 9º semestre do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Mayara se diz satisfeita com a possibilidade de dar sua contribuição à comunidade: “É muito importante trabalhar nesse ramo, levando conhecimento para o público lá fora, principalmente sendo aluna de licenciatura”.

O trabalho “Práticas produtivas de andiroba como alternativa de renda de uma comunidade no Projeto de Assentamento Moju I e II, Santarém-PA”, da aluna de Engenharia Florestal Juliana Tamyres Vinholte Rêgo, com orientação do Prof. Everton Cristo, buscou orientar pequenos agricultores que trabalham com o plantio de andiroba, melhorando a produção através da recomendação de práticas silviculturais, como o espaçamento adequado entre uma árvore e outra.

A estudante do 7º semestre explica que, embora seja um projeto de longo prazo, já foi possível ver resultados positivos: “Tivemos muitas dificuldades, principalmente na questão do transporte até a comunidade. Mas quando chegávamos e os comunitários nos recebiam bem, perguntavam coisas que eu já havia aprendido, era muito gratificante”.

Hoje, dia 19, último dia dos eventos, será a vez da exposição de trabalhos de pesquisa, pela manhã, a partir das 9h, e à tarde, a partir das 15h, no saguão do Bloco de Salas Especiais do Campus Tapajós. Às 19h, o Prof. Dr. Domingos Luiz Wanderley Picanço Diniz, diretor do Campus de Oriximiná, ministrará a palestra “O que fazer quando nossas perguntas não são respondidas ou quando as respostas não nos satisfazem?”, no Auditório I.

Os Seminários de Iniciação Científica do Ensino Médio e de Extensão são realizados pela UFOPA, através da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Tecnológica (PROPPIT), e têm apoio do Ministério da Educação (MEC) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Fonte: Site da Ufopa

Nenhum comentário:

Postar um comentário