terça-feira, 17 de abril de 2012

Do blog do Zé Maria: CDP apresenta na AL projeto de integração Cidade X Porto


Todas as entidades representadas na sessão especial da Assembleia Legislativa do Pará na manhã de hoje, 16 de abril, apresentaram discurso favorável ao projeto de integração Cidade x Porto. No encontro, a Companhia Docas do Pará apresentou o Plano de Desenvolvimento e Zoneamento, onde está incluso o projeto que pretende reestruturar a área portuária localizada no centro de Belém. A ausência do governo do Estado repercutiu negativamente entre os parlamentares presentes.

De acordo com o deputado Zé Maria, líder do PT, autor do requerimento solicitando a sessão, será necessária uma ampla divulgação sobre todas as etapas do projeto e os objetivos fins do desmonte dos galpões e guindastes. “Conforme está previsto, eles serão catalogados e montados novamente para novos fins. Estão propagando por aí informações inverídicas, que possuem cunho estritamente político. Esta casa vai avançar no debate para que tudo seja esclarecido e a companhia possa tocar os trabalhos”, destacou.

O deputado federal Miriquinho Batista (PT) afirmou que vai apresentar requerimento à Câmara para que a bancada da Amazônia possa debater o assunto. Entre os encaminhamentos, ficou acertado que as notas taquigráficas da sessão serão encaminhadas para todos os órgãos de governo do Estado, e entidades da esfera federal e municipal. O líder petista assumiu o compromisso de apresentar moção na Alepa ratificando o apoio da bancada à implantação do projeto em Belém, além da convocação do titular da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Paulo Chaves, sobre as mobilizações contrárias à reestruturação e para informar qual o posicionamento do governo quanto ao assunto.

Recentemente, após recomendação do Ministério Público Federal (MPF), a CDP decidiu suspender temporariamente o desmonte dos armazéns 11 e 12 do porto de Belém. A Ordem de Serviço e início das obras do projeto de integração devem iniciar assim que o MPF concluir o inquérito civil público que está apurando se o projeto pode interferir na integridade do patrimônio histórico tombado de Belém.

O diretor da companhia, Carlos Ponciano, disse estar sendo bombardeado de calúnias, principalmente por ser de outro Estado, mas afirmou que não vai esmorecer disparando que o trabalho que vem realizando no órgão é em prol do desenvolvimento do Pará. “A mudança sempre gera medo, mas é preciso que a população receba as informações corretas sobre as verdadeiras intenções desse projeto”, enfatizou.

A companhia propõe um terminal completamente novo junto ao complexo administrativo para os Órgãos Intervenientes. Para garantir a continuidade do caráter histórico do local, a Companhia achou oportuno solicitar parceria de convênio com os centros universitários da região, para obter a elaboração de projeto para a recuperação dos armazéns, levando em consideração questões arquitetônicas, estruturais, históricas e sociais.

Estiveram presentes à sessão, ainda, o diretor da CDP, Carlos Ponciano, o representante da Associação Comercial do Pará, Ricardo Medina, o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), representando a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará, Denis Farias, Eduardo Lamartine, tenente da Capitania dos Portos, Edivaldo do Nascimento, presidente do Sindicato dos Estivadores, Carlos Augusto da Rocha Souza, presidente do Sindicato dos Portuários, e o vereador Ademir Andrade (PSB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário