quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

PRIVATARIA TUCANA: JORNALISTA LANÇA LIVRO EM BELÉM, NESTA QUINTA, 02

A Frente Contra a Privatização do Pará promove em Belém o lançamento do livro “A Privataria Tucana”, do jornalista Amaury Ribeiro Júnior, que estará na capital paraense nesta quinta-feira (2/02) para o evento que também terá a presença do deputado federal pelo PCdoB de São Paulo, Protógenes Queiroz. O lançamento será às 18h, no auditório do Sindicato dos Urbanitários do Pará.
Belém é a primeira capital da região Norte a promover o lançamento do livro que já vendeu mais de 125 mil exemplares desde a publicação, em dezembro do ano passado. A programação em Belém terá debate sobre a privatização com a participação do jornalista Amaury Júnior e do deputado Protógenes Queiroz, autor do pedido da instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito na Câmara Federal para investigar as fraudes nos processos de licitação de estatais na década de 90 que são retratadas no livro.
O lançamento do livro em Belém faz parte de uma série de atividades promovidas pela Frente Contra a Privatização do Pará, formada por várias entidades da sociedade civil que se uniram para impedir a aprovação do Projeto de Lei 210/2011, que permite a implementação de Parcerias Público-Privadas em todas as áreas da administração pública do Pará. O PL foi enviado pelo governador Simão Jatene para a Assembleia Legislativa no final do ano passado.
A mobilização popular liderada pelo Sindicato dos Urbanitários e Sindicato dos Bancários, aliada à manifestação dos deputados de oposição, conseguiu retirar da pauta de votação o projeto que deve voltar a ser apreciado neste início de ano legislativo.
O Livro - "A Privataria Tucana", em 340 páginas, apresenta documentos e informações sobre um esquema bilionário de fraudes ocorridas durante o processo de privatização de estatais na década de 1990, durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
Por meio de documentos públicos e obtidos na Justiça, o jornalista acusa o ex-caixa de campanha do PSDB e ex-diretor da área internacional do Banco do Brasil, Ricardo Sérgio de Oliveira, de ter atuado como "artesão" da construção de consórcios de privatização em troca de propinas. Familiares e pessoas próximas ao ex-governador de São Paulo e ex-ministro do Planejamento, José Serra, também são citadas por envolvimento em lavagem de dinheiro e evasão de divisas.
A primeira edição do livro foi lançada em 9 de dezembro do ano passado e teve sua tiragem de 15 mil exemplares esgotada em pouco mais de 24 horas. O sucesso estrondoso de vendas foi acompanhado por um silêncio surpreendente da grande mídia.
CPI - O deputado federal Protógenes Queiroz, delegado licenciado da Polícia Federal que comandou a Operação Satiagraha, já protocolou requerimento na Câmara pedindo a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito sobre as Privatizações. Ele protocolou o requerimento no dia 21 de dezembro/2011, com 206 assinaturas, 185 delas confirmadas.

Fonte : Sindicato dos Urbanitários

Nenhum comentário:

Postar um comentário