segunda-feira, 18 de julho de 2011

REALIZAÇÃO DO PLEBISCITO PARA CRIAÇÃO NO PARÁ DE DOIS NOVOS ESTADOS: CARAJÁS E TAPAJÓS

Socializando com todos os simpatizantes e militantes, o Diretório Estadual do PT Pará está divulgando as resoluções e cartas compromissos aprovadas durante o Encontro Estadual ocorrido nos dias 1º e 2 de junho passado em Belém, quando cerca de 500 delegados avaliaram e definiram os novos rumos do partido no Estado.

REALIZAÇÃO DO PLEBISCITO PARA CRIAÇÃO NO PARÁ DE DOIS NOVOS ESTADOS: CARAJÁS E TAPAJÓS

1. O Partido dos Trabalhadores posiciona-se politicamente em relação ao Plebiscito que cria dois novos estados no Pará, conforme aprovado em maio passado pelo do Congresso Nacional.

2. Em nosso manifesto de Fundação o PT afirmava “seu compromisso com a democracia plena e exercida diretamente pelas massas (...). O Partido dos Trabalhadores pretende que o povo decida o que fazer da riqueza produzida e dos recursos naturais do país”. Estivemos defendendo por todos estes anos, respeitando os princípios democráticos estabelecidos desde a origem do Partido. Nossa atuação tem sido a de respeitar sempre a opinião do povo.

3. Agora não poderia ser diferente, a conjuntura que levará a decisão de separação ou não do estado do Pará demonstra que vamos mais uma vez exercer o nosso espírito democrático: SOMOS A FAVOR A REALIZAÇÃO DO PLEBISCITO PARA A CRIAÇÃO DOS ESTADOS DO CARAJÁS E TAPAJÓS.

4. E, ainda dentro do espírito democrático que nos rege e na certeza de que aquilo que for decidido pelo plebiscito será o melhor para o Estado, o PT toma a decisão de liberar todos seus filiados e filiadas, dirigentes parlamentares para manifestar e defender suas idéias e opiniões em relação a criação de novos estado no Pará.

5. Destacamos que diversos fatores fizeram com que regiões do sul, sudeste e oeste pleiteassem a emancipação.

6. É compreendendo a diversidade do Pará, que o PT quando governou o Estado (2077-2010), na administração da companheira Ana Júlia, implementou um modelo de integração e desenvolvimento respaldando inteiramente as diversas regiões paraenses.

7. Regionalizamos as políticas públicas, promovendo a integração entre os municípios, um exemplo marcante dessa política foi a criação da Secretaria de Integração Regional (SEIR). O governo do PT no Estado agiu decididamente no que tange o repasse da saúde fundo a fundo às prefeituras. Estabeleceu um inusitado sistema
tecnológico no Estado, através do navega Pará. Atuou em diversas políticas específicas para a juventude, como o Bolsa Trabalho. Em termos de infraestrutura destacamos a ação do governo na Distribuição de patrulhas mecanizadas para todos os municípios, indistintamente. Estes são apenas alguns exemplos da atuação do PT no governo do Pará dentro da linha adotada para a maior integração possível das regiões.

8. Linha essa bem diferenciada da adotada por nossos adversários, que por longos anos estiveram a frente do governo estadual, retornando novamente no atual período do executivo com a mesma política. A centralização do poder decisório pelo governo dos tucanos é maquinalmente estabelecida para atender setores minoritários da sociedade, trazendo conseqüências seriíssimas para as populações que não estão inseridas nesses setores. Atitudes que demonstram a não preocupação da atual administração estadual com as demais regiões do Pará, favoreceram a insatisfação com o governo, levando, portanto, ao desejo da divisão territorial.

9. Nós do Partido dos Trabalhadores nos solidarizamos com as populações das regiões envolvidas no processo decisório, afirmando que acataremos todo e qualquer resultado, o que será manifestado de forma oficial através dos diretórios municipais das localidades em questão.

10. Diante do exposto, nós do Partido dos Trabalhadores do Pará ratificamos nosso apoio a realização do Plebiscito para criação de dois novos estados no Pará. Acreditamos na responsabilidade de nossas lideranças em levar o debate de forma aberta e democrática para a nossa militância e para a população em geral, reconhecendo que nossos dirigentes e lideranças conhecem o Pará e têm o direito de opinar sobre o futuro desse nosso imenso estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário