segunda-feira, 11 de abril de 2011

Concursados reclamam por nomeações




Fotos : Ózeas Santos
Texto: Ascom Aírton Faleiro


Deputado Airton Faleiro defende governo do PT e afirma
que não aceita retrocesso no governo do PSDB



O vice-líder da bancada do PT, Aírton Faleiro, ao lado do deputado Edílson Moura (PT), fez a defesa da gestão de Ana Júlia (PT) durante o debate sobre a situação dos concursados ainda não nomeados, em sessão especial realizada nesta segunda, dia 11, na Assembléia Legislativa.

“Concordo com o que disse o presidente da Associação (dos concursados), de que se trata de direito adquirido e portanto, todos merecem ser nomeados, mas discordo de que no governo anterior era só conversa em se tratando de nomeações de concursados. Quero discordar também de que estamos correndo um risco de frustrarmos as pessoas interessadas em concursos porque os concursos não estão se efetivando. Temos um número que se contrapõe a essa idéia. No primeiro governo Jatene, foram nomeados cerca de 12 mil concursados. No governo Ana Júlia - que não foi só conversa - foram nomeados 39 mil e 751 concursados. O que falta é um pequeno percentual que ainda não foram nomeados e nossa expectativa é de que o governo Jatene nomeie essa parte que falta”, disse Faleiro. Ainda à secretária, o deputado enfatizou que era muito mais eficiente nomear um concursado do que contratar um assessor especial – Faleiro tem, na Alepa, um projeto de Lei para a regularização de contratação de assessorias especiais no governo do Estado.

A sessão foi solicitada pelo deputado Edmílson Rodrigues, do Psol, a pedido da Associação dos concursados do Pará. Os alvos das críticas foram as gestões de Ana Júlia (PT) e a atual de Simão Jatene (PSDB). De acordo com a Associação hoje, há aproximadamente 5 mil e oitecentos concursados aguardando nomeação. O governo do Estado contesta esse número dizendo que esse número gira em torno de 3 mil.

O governo esteve representado pela secretária de Administração, Alice Viana. A titular da Sead informou aos presentes à sessão que “dentro do planejamento estratégico do Estado serão observados os prazos dos concursos públicos”.
A secretária também falou que a nova gestão recebeu o Estado com dificuldades. “Digo à secretária que afirmou que eles (PSDB) receberam o Estado com muitos problemas, que nós (PT) também recebemos o Estado em 2007 com muitos problemas. Essa semana, teremos debates acalorados com relação a avaliações, pois a presidente Dilma está fazendo sua avaliação dos 100 dias de governo assim como a oposição está fazendo a sua. O governador Simão Jatene também está fazendo seu balanço e nós, da oposição, já fizemos nossa avaliação. Sem adiantar muito, devo dizer que já percebemos um retrocesso no governo Jatene em se tratando dos programas sociais criados pelo PT”, assegurou o deputado.

Faleiro afirmou que houve de fato um atraso nas nomeações no governo anterior ocasionado em especial pela crise financeira mundial.

Veja relatório sobre concursados no governo do PT.

3 comentários:

  1. Deputado,

    Jatene: cem dias, sem nada a apresentar, sem nada a dizer, sem ninguém a cobrar.....Esperamos pelo menos de V.Exa.

    Pergunto eu, cadê também os sindicatos e associações de nosso Estado do Pará, para defenderem os interesses dos servidores públicos? Infelizmente o nosso governo popular acabou enfraquecendo ou desestimulando seus representantes com aquele núcleo duro do Governo (Jose Julio, Fernando Moraes e CIA), sem esquecer do Trindade (SEFA) vamos ter que trabalhar muito para que esses companheiros volte a lutar com suas entidades. Porque os tucanos estão jogando solto. Facilitando as sacanagem que o Estado volta a vivenciar do Simão Lorota.
    Salve! os blos e V.Exa. Se fossemos depender de nossa imprensa estaríamos .....só o criador sabe.

    ResponderExcluir
  2. Faleiro,
    Tudo indica que esses 100 dias é com S (SEM) DIAS.
    Nada mudou do PAC PARÁ 2, anunciado em 06 junho de 2010, pela ex ANA JULIA é só fazer a comparação que o Lorota vai apenas seguir o que já estava sendo feito, se não neca neca.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!
    Gostei muito desta matéria, pois a mesma trata de algo muito importante quando se falam de concursados. Digo isto porque minha esposa fez o concurso Público CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 001/2009 da SESPA onde ela alcançou o segundo lugar para o cargo de AGENTE DE PORTARIA a ser lotada no município de Altamira, o que sabemos é que apenas uma pessoa das que concorreram ao mesmo cargo foi chamada. Será que serei chamada ainda este ano, tendo em vista o prazo de duração do concurso? Gostaria ainda de saber se a Gestora municipal pode interferir em um concurso de nível Estadual nomeando pessoas ligadas a seu Partido para ocuparem os cargos ao qual várias pessoas concorreram em um concurso Público Estadual?
    Agradeço pela luta que vocês estão travando em defesa dos concursados, parabéns.
    M.E.R.G

    ResponderExcluir