quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Ufopa terá cátedra de Ciência e Engenharia Ambiental

Fonte: Amazônia Jornal

Será assinado amanhã, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, o acordo que oficializa a criação da cátedra de Ciência e Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). A assinatura ocorrerá no encontro "Amazônia: Desafio Brasileiro do Século XXI", que se inicia hoje.

Na ocasião, será promovido um painel sobre a importância da cooperação nacional e internacional, no qual estarão presentes representantes das instituições responsáveis pela cátedra: a Ufopa, a empresa Alcoa e a Fulbright.

Com a iniciativa, pesquisadores e professores norte-americanos poderão ministrar seminários e cursos de graduação e pós-graduação em universidades brasileiras. A cátedra terá duração inicial de cinco anos e funcionará na Ufopa.

A Alcoa, hoje com operações no município de Juruti, no oeste do Pará, vai colaborar com a divulgação científica da cátedra no Brasil, acompanhar as atividades e o processo seletivo. Já a Fulbright, que promove intercâmbio educacional entre brasileiros e norte-americanos, vai proporcionar troca de conhecimentos, recrutando os pesquisadores americanos para a Ufopa, além de acompanhar o andamento das atividades da cátedra. As inscrições serão abertas nos Estados Unidos em março de 2011 e a partir de junho de 2012 os bolsistas ingressarão na Ufopa.

Seminário - O Encontro "Amazônia: Desafio Brasileiro do Século XXI" - Contribuição da Pesquisa e Pós-Graduação para o Desenvolvimento Regional é uma iniciativa da Universidade Federal do Oeste do Pará em parceria com o Ministério da Integração Nacional, Ministério da Educação, Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Sedect (Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia), Fapespa (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará) e instituições de fomento ao desenvolvimento da Amazônia. Pretende-se nesse encontro, que se inicia às 9h de hoje, no Hangar, discutir as ações que vêm sendo implantadas na região com vistas a promover a pesquisa, a formação de recursos humanos para atuar na região e o desenvolvimento regional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário