domingo, 14 de novembro de 2010

Agricultura familiar vive um novo tempo no Pará

Fonte:Sagri

A agricultura familiar vive um novo tempo no Estado do Pará. Com essa constatação, o secretário de Estado de Agricultura, Cássio Pereira, coordena a conclusão da gestão à frente da Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri). Foram mais de 120 mil famílias atendidas somente pelas ações do Campo Cidadão, o primeiro programa estadual que priorizou os pequenos agricultores e segmentos do campo como os quilombolas e as comunidades indígenas.


"Foram criados 17 assentamentos e 18 territórios quilombolas, distribuídas mais de 300 patrulhas agrícolas, 800 t de sementes básicas de culturas alimentares (arroz, milho e feijão caupi), 400 mil sementes de clones de cupuaçu de alta produtividade e resistentes à Vassoura de Bruxa, 10 milhões de sementes de açaí da variedade BRS Pará, 5 mil toneladas de calcário, 400 t de fertilizante NPK e mais de 450 convênios com Prefeituras e Organizações da Sociedade Civil para a construção e instalação de fábricas de farinha de mandioca, pequenas agroindústrias, viveiros agroflorestais, casas de beneficiamento de mel, criação de pequenos e médios animais, barcos e veículos para transporte da produção e feiras de produtores rurais. Essas foram algumas das realizações do Programa Campo Cidadão", resumiu Cássio Pereira.




As ações desenvolvidas com vistas à organização da base produtiva no Estado com foco principal na agricultura familiar credenciaram o Pará como prioridade do Governo Federal para instalar aqui o maior pólo de biodiesel do mundo, a partir da produção de óleo de palma. Investimento que está possibilitando a inserção de cerca de 13 mil famílias de pequenos agricultores na cadeia produtiva do dendê. Apesar do Estado do Pará ter tradição nessa atividade, era restrita a poucas empresas e a agricultura familiar só participava de "projetos pilotos" que envolviam algumas dezenas de famílias.




"Hoje, as empresas da região estão fortalecidas e novos grupos se estabelecem no nosso Estado, a exemplo da Petrobras Biocombustíveis e a Biovale e a agricultura familiar se prepara para a produção em escala e envolvendo milhares de famílias", enfatiza o secretário da Sagri.




Projetado no cenário econômico nacional, o Pará desenvolveu e realizou eventos de grande porte na área do agronegócio como as edições do Frutal Amazônia e Flor Pará, o seminário internacional da pimenta-do-reino e de óleo de palma, os festivais regionais e municipais de setores agrícolas que contaram com amplo apoio do Governo do Estado, por meio de parcerias com a Sagri.




A atenção prioritária à agricultura familiar e o ordenamento dessa atividade despertou a atenção internacional para o Estado do Pará, oportunidades de negócios com o mercado venezuelano de búfalos e de instituições e produtores agrícolas da China, Alemanha, França, Áustria e outros países que já manifestaram interesse em ações de efetivo intercâmbio na área de fomento agrícola.




A política agrícola direcionada por projetos de relevância como o Fundo de Desenvolvimento da Cacauicultura (Funcacau), a intensificação dos investimentos para equipar o homem do campo com o fortalecimento da Assistência Técnica Rural (ATER), além da efetiva atuação do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável como espaço de formulação, implementação e controle social das políticas para o campo possibilitaram ao Pará ser o pioneiro na implementação da nova lei de ATER em vigor no país. É este conselho que orienta a execução do Plano Safra, do Governo Federal, que tem destinado aproximadamente R$ 500 milhões/ano de crédito para a agricultura familiar paraense operados pelo Banco do Brasil e Banco da Amazônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário