terça-feira, 19 de outubro de 2010

UFOPA: Uma realidade do nosso governo

A Ufopa é uma vitória dos governos Ana Júlia e Lula e também da nossa bancada federal, que juntos transformamos em realidade este sonho.

Processo Seletivo da Ufopa

Esta é a última semana para quem deseja inscrever-se no processo seletivo da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) 2011. Encerram-se no próximo domingo (24), às 18h (horário de Brasília), as inscrições para o processo seletivo da Universidade, que utilizará a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para preencher 1150 vagas de admissão.


Para efetivar a inscrição, que é gratuita, o interessado deve acessar o endereço eletrônico http://www.ceps.ufpa.br. Vale lembrar que as provas do ENEM serão realizadas nos dias 6 e 7 de novembro em todo o país.


No ato da inscrição, os candidatos devem indicar a ordem de preferência por turno (matutino, vespertino ou noturno), além da edição do Enem a ser considerada na seleção (resultado do ano de 2009 ou 2010). Serão admitidos, em primeira chamada, os 1150 inscritos melhor classificados pelo Enem, com notas superiores a zero nas provas objetivas e de redação.


A classificação dos candidatos será feita em ordem decrescente da média obtida no resultado do Enem. Em caso de empate, a classificação dos candidatos obedecerá sucessivamente aos seguintes critérios: maior nota em redação; idade do candidato (será classificado o candidato de maior idade cronológica).


Criada em novembro de 2009, em Santarém (PA), a UFOPA estrutura-se em cinco institutos temáticos e um centro de formação interdisciplinar voltados ao ensino, à pesquisa e à extensão. A universidade contará com 33 cursos de graduação, distribuídos em diferentes ciclos de formação, gerais e específicos. O Centro de Formação Interdisciplinar será responsável pelo primeiro semestre, denominado Formação Interdisciplinar I, comum e obrigatório a todos os alunos que ingressarem na instituição.


Correspondente à Formação Graduada Geral, o Primeiro Ciclo contará com 13 cursos, sendo 10 bacharelados e três licenciaturas interdisciplinares, que habilitam a um primeiro diploma universitário. Referente à Formação Graduada Específica, o Segundo Ciclo habilita a um segundo diploma universitário e compreende 20 cursos de graduações específicas - cinco licenciaturas integradas e 15 bacharelados específicos.


O Terceiro Ciclo corresponde à Formação Pós-Graduada stricto e lato sensu, que compreende cursos de Especialização, Mestrado Profissional, Mestrado Acadêmico e Doutorado.


Cursos - De acordo com sua nova estrutura acadêmica, o Instituto de Ciências da Sociedade terá dois bacharelados interdisciplinares no primeiro ciclo - Ciências Jurídicas e Ciências da Sociedade - com graduações específicas, no segundo ciclo, em Direito, Antropologia e Arqueologia, Economia, e Planejamento e Desenvolvimento Regional. O Instituto de Biodiversidade e Florestas terá dois programas de bacharelado: um deles em Agroecologia (1.º Ciclo), com graduações específicas em Agronomia, Engenharia Florestal e Zootecnia; e outro em Química de Produtos Naturais (1.º Ciclo) com graduação específica em Farmácia (2.º Ciclo).


Os bacharelados em Ciência e Tecnologia, Ciências da Terra, e Ciências da Informação e da Computação (1.º Ciclo), com graduações específicas em Engenharia Física, Geofísica, Geologia e Ciência da Computação (2.º Ciclo), respectivamente, serão oferecidos pelo Instituto de Engenharia e Geociências. O Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas terá bacharelado em Ciências Biológicas (1.º Ciclo), com formação graduada específica em Biologia (2.º Ciclo); e bacharelado em Ciência e Tecnologia das Águas (1.º Ciclo), com formações graduadas específicas em Engenharia de Aquicultura e Engenharia de Pesca (2.º Ciclo).


Além do bacharelado interdisciplinar em Ciências da Educação, o Instituto de Ciências da Educação oferecerá, no primeiro ciclo, licenciaturas interdisciplinares em Ciências Naturais e Matemática, Ciências Humanas, e Linguagens e Códigos. No segundo ciclo, haverá graduações específicas em Matemática e Física, Química e Biologia, História e Geografia, Línguas Portuguesa e Inglesa, além de Pedagogia com habilitações específicas em Educação Especial, Educação Infantil e Gestão e Coordenação Pedagógica.


Fonte: Ascom/UFOPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário