quarta-feira, 21 de julho de 2010

Baião tem novas instalações da Ufpa

Por meio do seu Projeto de Interiorização, desde a década de 70 a Universidade Federal do Pará busca intensificar as ações universitárias de ensino, pesquisa e extensão no interior do Estado. Hoje, 30 anos depois, essas ações continuam sendo promovidas, por meio de iniciativas como a inauguração das novas instalações do Pólo de Baião, ligado do campus da UFPA em Cametá. A cerimônia acontecerá no próximo dia 22 de julho às 18h no município de Baião com a presença de dirigentes da Universidade e representantes do poder público e da comunidade local.

Na cerimônia, será inaugurado o prédio onde funcionará o Pólo de Baião, com quatro salas climatizadas, móveis e cadeiras novas para professores, estudantes e a administração local da UFPA. Além do prédio novo, com as instalações será possível ampliar as atividades no município com a criação de um Curso de Especialização, bem como a oferta dos novos cursos de graduação em Matemática, História e Ciências. Continuarão a serem ofertadas 40 vagas nos cursos de Letras e Pedagogia, já mantidos no município.

Estarão presentes na cerimônia Horácio Schneider, vice-Reitor da UFPA e coordenador da Universidade Multicampi; Gilmar Pereira, coordenador da Campus de Cametá; Doriedson Rodrigues, vice-coordenador do Campus de Cametá, além do prefeito, do secretário de educação e demais autoridades municipais de Baião. A inauguração ainda terá a participação de diretores das faculdades e estudantes da UFPA na região.

De acordo com o professor Doriedson Rodrigues a intenção é que o Campus esteja presente efetivamente nos demais municípios da microrregião em que está inserido, como Mocajuba, Oeiras do Pará, Cametá, Tailândia e Goianésia do Pará. “Há demanda principalmente quando consideramos que muitos candidatos não possuem condições para se deslocar para outro centro a fim de cursar uma universidade, como a UFPA”, diz.

Atualmente o Campus de Cametá já mantém Pólos nos municípios de Mocajuba e Pacajá, nos quais são ofertados, respectivamente, os cursos de Pedagogia e Letras com Habilitação em Língua Portuguesa. Ainda em 2010, a administração do Campus de Cametá busca projetos para flexibilizar a oferta dos cursos de Letras, para Limoeiro do Ajuru, e de Pedagogia, para o município de Oeiras do Pará.



Fonte:Ascom UFPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário