segunda-feira, 24 de maio de 2010

Governo garante habitações a 1500 famílias que ocupavam área da Codebar.

Um convênio assinado entre o governo do Pará com a Caixa Econômica Federal através da Companhia de Habitação ( Cohab), vai mudar a realidade de 1500 famílias que habitam ocupação urbana na área da Companhia de Desenvolvimento de Barcarena ( Codebar) em Barcarena ( região Tocantina).

A área de situação conflituosa pela posse da terra onde 39 ocupações foram feitas por trabalhadores e trabalhadoras da Companhia encontra-se em processo de liquidação, tendo como liquidante o General de Exército Orlando Pamplona, que realizou um levantamento de toda a situação fundiária daquela área. Ao mesmo tempo, a Codebar ingressou na Justiça Federal com um conjunto de ações judiciais de reintegração de posse, levando ao desespero, à angústia, milhares de paraenses, milhares de barcarenenses.

Diante da realidade, no início desse ano o estado interviu no processo, e garantiu a suspensão das várias reintegrações judiciais pela posse das terras, além disso, um conjunto de instituições públicas, parlamentares e representação dos moradores da área, assessorados juridicamente pela equipe do então líder na Assembléia Legislativa do governo paraense Airton Faleiro, chegaram a ir Brasília para discutir com o então Ministro do Meio Ambiente - Carlos Minc, alternativas e uma solução a situação judicial que foi motivo de reuniões, debates, enfrentamentos, mobilizações, e até audiências públicas.

Histórico - O complexo industrial de Barcarena, da Albrás-Alunorte, da Companhia Vale do Rio Doce, desde o final da década de 70, vinha constituindo as bases para a fundação de novo núcleo urbano chamado de Vila dos Cabanos. Para dar suporte ao complexo industrial foram desapropriadas e de certa forma repassadas à União a Companhia de Desenvolvimento de Barcarena, empresa pública encarregada de criar toda a infraestrutura para o suporte ao complexo mínero-metalúrgico de Barcarena.

Texto: Iolanda Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário