segunda-feira, 19 de abril de 2010

Eldorado dos Carajás – Uma triste lembrança


Nunca é bom a gente lembrar de coisas ruins. Eu estava na direção da Confederação dos Trabalhadores na Agricultura – Contag e tive a infelicidade de representar a confederação durante o processo de velório e enterro destes companheiros e eu até comentava com um amigo meu de que aquela época foi um tempo muito ruim. Eu, como sindicalista, fiquei meio traumatizado com esta história de enterros, porque este episódio - o massacre - ocorreu na época em que eu estava à frente do movimento sindical aqui no Pará e no Brasil quando aconteceram muitos outros assassinatos aqui no Estado. Eu tive que participar, por exemplo, do enterro do Dezinho de Rondom do Pará, do Fusquinha, do Dema de Altamira, e já como deputado estadual, da irmã Dorothy, do Brasília lá de Castelo dos Sonhos. Então assim, foram inúmeros casos de assassinatos que me trazem uma recordação muito triste. Felizmente já vivemos uma situação melhor porque há uma diminuição desses casos. Não é que tenha acabado ou a violência rural tenha se extinguido, mas há uma diminuição tanto na violência rural, nos conflitos rurais, quanto no volume do número de assassinatos no campo aqui no Pará. Isso também se deve ao trabalho da organização sindical, da organização do Movimento dos Sem Terra, como também se deve às iniciativas governamentais na busca de soluções desses conflitos, nas demarcações de terras, na regularização fundiária e, talvez, na maior rigidez na punição de casos de assassinatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário