segunda-feira, 19 de abril de 2010

Dia do Índio – dívida social, avanços e uma luta que continua

Hoje, 19 de abril, é uma data que nos leva a uma reflexão. Estou tendo a sorte de passar esta data em uma aldeia indígena em Jacareacanga, onde nós temos 21 mil pessoas da quais 11 mil são indígenas. Que eu me recorde Jacareacanga é único lugar no Pará em que eu fiz palestra com tradução para a língua munduruku e claro que lá eu sempre fui bem votado e tenho uma relação muito boa com a população indígena e por isso participo neste da assembléia do povo munduruku.
Em se tratando da questão indígena por mais que os governos façam muito, que a sociedade esteja sensibilizada, é preciso ver que se tem uma história, uma dívida social da sociedade branca que nunca será paga. Os índios pagaram com a vida, com isolamento e historias muito tristes a possibilidade da colonização branca.
Mas também não podemos ficar lamentando e temos que aproveitar o dia 19 para comemorar alguns avanços, por exemplo, nesta comunidade indígena que estou visitando o presidente Lula já homologou a reserva indígena. Nós temos hoje algumas políticas do governo estadual e do governo federal que atende a comunidade indígena. Já estive em Itaituba participando da inauguração de um infocentro do programa Navegapará em uma aldeia indígena. Estamos pela primeira vez na história do Pará construindo escolas de ensino médio para área indígena, como também hoje já existe a destinação vagas para as populações indígenas nas universidades.
Então nós precisamos reconhecer que o que se fez nunca será esquecido do ponto de vista dos massacres, das barbaridades que se cometeram contras as populações indígenas. Mas também saber que tem mais coisas para comemorar, mas talvez o recado mais importante é dizer que ainda há muito a ser feito para as populações indígenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário