quarta-feira, 6 de maio de 2015

ALEPA ASSUME COMPROMISSOS COM EDUCAÇÃO NO CAMPO



O presidente da Assembleia Legislativa do Pará, Márcio Miranda, abriu os trabalhos da Audiência Pública promovida pelo mandato do Deputado Aiton Faleiro, para discutir a educação no campo.
Com o auditório João Batista lotado com mais de 250 participantes de 26 municípios do Estado do Pará, a Alepa assumiu compromisso de agendar audiência com a Secretaria Estadual de Educação para tratar da pauta de reivindicação dos presentes que buscam a renovação de convênios das Escolas Comunitárias Rurais, no valor de R$ 5 milhões para garantir a contratação de professores e manutenção dos prédios.


Na ocasião, os presentes solicitaram a inclusão de recursos para a Pedagogia da Alternância nas orçamentárias do Executivo que tramitam na Alepa. Ainda foi deliberada a criação de um grupo de trabalho que vai organizar a inscrição dos mais de 1.500 técnicos formados pela Pedagogia da Alternância no CREA. Pois somente assim, esses técnicos poderão prestar, oficialmente, os serviços de assistência técnica e extensão rural.
Na oportunidade, o parlamentar proponente da audiência pública, o Deputado Airton Faleiro , anunciou o Projeto de Lei de sua autoria, protocolado hoje na mesa diretora da Alepa, o Programa Estadual que visa incluir o ensino da Pedagogia da Alternância como diretriz da Política Estadual do Pará. “Atualmente esse modo de ensino depende basicamente de convênios e doações de famílias do meio rural. Nosso desafio agora é sensibilizar, por meio deste projeto de lei, novamente o Conselho Estadual de Educação e a Seduc para que aprovem um programa permanente para essa modalidade de ensino.”, esclarece Airton Faleiro.

Estiveram presentes, representantes do Conselho Estadual  de Educação, ARCAFAR – Associação das Casas Familiares Rurais do Estado do Pará, FVPP – Fundação Viver Produzir e Preservar, Instituto Natura e do parlamento estadual, entre outros.


A Pedagogia da Alternância é uma metodologia de ensino, que favorece o acesso e a permanência dos jovens e adultos do campo nos processos escolares, sem que tenham que sair do campo. 

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