sexta-feira, 20 de março de 2015

PRAZO DE ATUALIZAÇÃO DO BOLSA FAMÍLIA ACABA HOJE

Hoje é o último dia de prazo para 19.170 famílias paraenses beneficiadas pelo Programa Bolsa Família fazerem a revisão cadastral, referente a 2014, sob pena de terem o benefício cancelado a partir de abril. Aquelas que tiverem o benefício bloqueado terão 180 dias para pedir às prefeituras a reinclusão no programa. Dependendo do caso, deverão entrar novamente na fila de espera do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico),que já tem 1.420.031 famílias inscritas, das quais 886.667 estão inseridas no programa.
Para atualizar as informações, o titular do benefício, cujo nome está escrito no cartão de pagamento, deve procurar o setor responsável pelo programa na sua cidade e apresentar CPF ou título de eleitor e algum documento pertencente aos familiares, como carteira de identidade, certidão de nascimento das crianças e carteira de trabalho ou de habilitação. Os comprovantes de matrícula das crianças e de residência não são obrigatórios, mas são recomendados.
A Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) informou que havia 66.961 famílias para atualizar os dados este ano. O percentual de revisão de cadastro dos municípios paraenses foi de 71,4%, o equivalente a 47.791 famílias. A cidade de Rurópolis está com o maior percentual de famílias pendentes, faltando cerca de 60%. O índice é semelhante no Acará, onde 216 das 364 famílias que recebem o Bolsa Família também não fizeram a revisão. Apesar disso, a secretaria destaca que o Pará ficou em 2º lugar no País e na região Norte na atualização cadastral no ano passado.
Em Belém, a coordenação do programa, que é gerenciado pela Fundação Papa João XXII (Funpapa), informou que não há estimativa de quantas das 1.574 famílias convocadas para atualização cadastral compareceram aos 12 Centros de Referência da Assistência Social (Cras) da capital, até ontem. A coordenadora local, assistente social Deyse Penafort, relatou que, em maio do ano passado, começou o processo de revisão cadastral para 8.250 famílias que tiveram o prazo até dezembro passado. Destas, 1.574 famílias não compareceram e tiveram o benefício bloqueado desde janeiro de 2015”, afirmou. São essas famílias que estão sendo chamandas para atualização. Ao todo, 101.098 famílias foram contempladas pelo programa, das 160.861 inscritas no CadÚnico de Belém. Desde o ano passado, a prefeitura ampliou o serviço nos 12 Cras, das 8 às 17 horas, além do atendimento na Central do Cadastro Único, na passagem Maria das Graças, nº 565, Marambaia.

Fonte: ORM News

Nenhum comentário:

Postar um comentário