terça-feira, 11 de novembro de 2014

MOVIMENTOS SOLICITAM CPI PARA APURAÇÃO DA CHACINA EM BELÉM.

O deputado Airton Faleiro assinou hoje na presença dos movimentos sociais o requerimento de autoria do Deputado Edmilson Rodrigues, para a criação de Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI na ALEPA, com a finalidade de investigar a existência de possíveis grupos de extermínios ou milícias atuando no Pará com participação de militares. Segundo o texto entregue pelos movimentos, o extermínio ocorrido na noite do dia 04 de novembro expressa o quão oposto está a população paraense, haja vista que o Pará é o sétimo estado mais violento do Brasil.
Os deputados estiveram reunidos com os movimentos e ouviram atenciosamente as reivindicações, onde enfatizaram que as mortes ocorridas no dia 04 têm o envolvimento de agentes de segurança pública com milícias e grupos de extermínios, frente à quantidade de denúncias que têm surgido, também exigiram que o governo do estado garanta a assistência psicossocial aos familiares das vítimas entre outras pautas.
O Deputado Faleiro ressaltou que este episódio simboliza duas coisas: “A polícia do Pará perdeu o controle da Segurança Pública e o Governador perdeu o controle da polícia” e “Bandido bom não é bandido morto e sim na cadeia”. Disse Faleiro.
O parlamentar afirmou que o Pará vive na situação de instabilidade na segurança pública e não de normalidade como o Secretário de Segurança Pública Luiz Fernandes havia dito na semana passada em reunião na ALEPA, e exigiu providências do Governo do Estado na investigação e punição tanto de quem assassinou o Cabo Antônio Marco da Silva Figueiredo pertencente à Ronda Tática Metropolitana (Rotam) quanto as mortes dos civis. 
Faleiro repudiou qualquer ato de desequilíbrio ou revide da polícia em fazer justiça com as próprias mãos, Ao mesmo tempo o parlamentar repudiou veementemente o assassinato do agente de segurança pública 

 Conforme o agendado, ficou acertado para amanhã ter uma nova reunião na ALEPA onde será prestado informações das investigações e, na oportunidade, o secretário apresentará o plano estratégico de segurança pública para o Estado do Pará.

A instalação da CPI depende agora de completar o número de assinaturas e de sua instalação pela mesa diretora, que segundo o Presidente da casa Marcio Miranda, o fará assim que a mesma atingir o quórum suficiente de assinaturas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário