quarta-feira, 21 de maio de 2014

GRITO DA TERRA

FETAGRI ROMPE NEGOCIAÇÕES COM O GOVERNO DO ESTADO

Integrantes do Movimento Nacional “Grito da Terra”, este ano denominado no Pará de Marcha das Margaridas e Juventude Rural Paraense, estiveram há dois dias em mesas de negociações com o Governo do Estado. Hoje, a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Pará - Fetagri rompeu as negociações diante das falhas de respostas satisfatórias a sua pauta de reivindicação.
A gota d’agua se deu no momento em que o presidente da Fetagri, Francisco de Assis Soledade,  cobrou a criação de um Programa Estadual para garantir a trafegabilidade rural. Momento esse, que o representante do Estado disse desconhecer a pauta.
Diassis Soledade, se indignou. “A pauta foi entregue há um mês. Se o Governo não estudou a nossa pauta é sinal de desinteresse e desrespeito com a nossa categoria. Em forma de protesto, convido a nos retirarmos da mesa de negociação.“ disse Diassis.

O GOVERNO FEDERAL RESPONDE POSITIVAMENTE COM 100 MILHÕES PARA ATENDER A PAUTA DO GRITO DA TERRA BRASIL NO PARÁ

O movimento teve suas conquistas, como os recursos que foram anunciados pelo INCRA, distribuidos da seguinte forma: 

- PPCAD – Programa de Prevenção, Combate e Alternativas ao Desmatamento – Para esse programa, foi destinado um recurso de 90 milhões para ser distribuído em demarcação das propriedades, abertura de estradas, Água Para Todos, Cadastro Ambiental Rural – CAR nos assentamentos.

- INFRAESTRUTURAS –  Ficou entendido que será destinado cerca de 50 milhões para as obras de infraestrutura, em especial para abertura e recuperação de vicinais nas três Superintendências Regionais do INCRA no Estado do Pará.  

- ASSENTAMENTOS VERDES – Através do termo firmado entre o Incra e o Ministério Público Federal, o plano de ação a ser executado terá um recurso de 30 milhões para assentamento de famílias.

- PRONERA/PRONATEC – O Programa vai disponibilizar 12 cursos em 2014, com recurso já destinado de 4,5 milhões de reais em parceria com as Universidades Federais. No entanto, o Incra informou que esse investimento pode até triplicar dependendo da capacidade de elaboração de projetos pelas associações de assentados.  

Além desses, os manifestantes tiveram a boa notícia em relação ao Programa LUZ PARA TODOS - Em reunião com a Eletronorte e Celpa, foi anunciado o repasse de 130 milhões pelo Tesouro Nacional para a retomada do Programa em todo o Estado do Pará. A execução das obras terão início no mês de setembro deste ano, já que a chegada dos materiais como poste, fios e transformados levam em torno de três meses para as empresas fornecedoras efetuarem a entrega.


E no Programa MINHA CASA MINHA VIDA (Programa Nacional de Habitação Rural – PNHR) –o Governo Federal, anunciou que a CEF – Caixa Econômica Federal vai receber novos projetos até final do mês de junho de 2014, das áreas de assentamento, Quilombolas e Agricultores dos Territórios da Cidadania. O banco do Brasil continua recebendo os projetos para serem pagos ainda este ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário