terça-feira, 20 de maio de 2014

GRITO DA TERRA BRASIL: Marcha das Margaridas e Juventude Rural






          
            Hoje foi um dia de intensa mobilização de agricultores no Estado do Pará. Milhares de trabalhadores e trabalhadoras rurais, ligados a Federação dos Trabalhadores na Agricultora – FETAGRI/Pa, realizam o Grito da Terra Brasil, este ano no Pará, denominado de: “Marcha das Margaridas e Juventude Rural”. Esse movimento de massa acontece a 20 anos no Pará e no Brasil, onde os agricultores apresentam sua pauta de reivindicação aos governos federal, estadual e municipal. O Grito cobra a execução das políticas públicas, assim como sugere soluções aos problemas enfrentados no dia a dia pelos homens e mulheres do campo.
Esse ano a mobilização em todo o Brasil acontece de 19 a 23 de maio. Dentro de agenda, desde ontem em Belém, os integrantes do movimento dialogam com o governo do Pará sobre a pauta de reivindicação.
As mobilizações estão acontecendo em Belém, Santarém, Altamira, Itaituba e Oriximiná.
O deputado Airton Faleiro, que já foi presidente da FETAGRI, participou hoje em Santarém do movimento, onde centenas de agricultores trancaram a BR 163, na comunidade do Tabocal, a 23 km de Santarém. Nessa ação estiveram presentes lideranças dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Baixo Amazonas, abrangendo os municípios de Santarém, Belterra, Mojuí dos Campos, Óbidos, Monte Alegre, Alenquer e Prainha.
Na pauta de reivindicação está à cobrança na agilidade na execução dos programas do governo federal como: Luz para Todos, Programa Nacional de Habitação Rural, Regularização Fundiária entre outros, além de Educação, Saúde, Combate a Violência no Campo, Recuperação de estradas, Assistência Técnica etc., que são políticas de responsabilidade do governo do estado, mas que estão decadentes ou não estão sendo executadas.
Em Oriximiná o ato foi em frente à prefeitura do município, em Itaituba os agricultores ocuparam o escritório da Celpa, em Altamira houve um ato público e em seguida uma caminhada e culminou com a ocupação da sede do INCRA. Em Belém, os agricultores ocuparam a sede do governo do Estado (Casa Civil), onde as negociações estão em andamento. Os agricultores armaram as barracas e avisam que só sairão do Palácio do Governo, quando encerrarem as negociações e a pauta for atendida.
Amanhã o deputado Airton Faleiro estará em Belém para participar das negociações entre o Governo do Estado e as lideranças da Marcha das Margaridas e Juventude Rural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário