quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Entreposto da Zona Franca deve operar em 6 meses em Santarém

(Foto: João Machado/G1)
Participei nesta segunda (20) em Santarém, da solenidade de abertura do edital de licitação pública que irá selecionar a empresa responsável pela instalação do armazém geral da Zona Franca de Manaus (ZFM) em Santarém, oeste do Pará, o secretário de Estado da Fazenda do Amazonas, Afonso Lobo, informou que o prazo máximo para o funcionamento do entreposto é de seis meses. De acordo com Lobo, a licitação está aberta nacionalmente e a empresa a ser selecionada será a que apresentar as melhores propostas de acordo com os seguintes critérios: a melhor técnica, menor espaço de tempo, maior área, menor preço e que tiver mais experiência no ramo. A vencedora da licitação ficará responsável pela armazenagem e distribuição dos produtos vindos do pólo industrial de Manaus.

Funcionamento

Com o entreposto, os produtos fabricados no pólo industrial de Manaus serão transportados para Santarém e guardados em um grande armazém. Assim, o Município vai prestar serviços sobre armazenagem e distribuição, incidindo, sobre isso, a cobrança de Imposto Sobre Serviços (ISS) e de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
O protocolo do ICMS assinado entre os governos do Pará e Amazonas, em setembro do ano passado, suspende a incidência de imposto dos produtos oriundos de Manaus e armazenados no entreposto. O imposto só será cobrado na saída - no momento da venda definitiva do fabricante para o varejo ou atacado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário