quarta-feira, 5 de junho de 2013

Segundo dia da Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo da CONTAG



Realizada em Brasília, a atividade conta com a participação da Diretoria Executiva da entidade e de dirigentes sindicais de todo o país, que darão continuidade aos debates iniciados no 11º Congresso Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CNTTR), que ocorreu em março deste ano.

Na abertura política, o presidente da CONTAG, Alberto Broch, fez um resgate da jornada desenvolvida pela Confederação durante esse ano. “Já realizamos plenárias estaduais, o nosso 11º CNTTR, aprovamos grandes diretrizes para o MSTTR e convocamos este Conselho para terminarmos as discussões de dois pontos do Documento de Trabalho do Congresso. Além disso, reunimos nove coletivos, construímos a pauta do 19º Grito da Terra Brasil e demos posse à nova diretoria da CONTAG.”

O dirigente aproveitou para fazer uma breve avaliação do GTB. “Tivemos momentos leves e outros intensos, como no caso do INCRA. Conseguimos negociar algumas questões diretamente com a presidenta Dilma Rousseff. Podemos afirmar que essa negociação com ela influenciou na conquista referente à decisão do Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente) de retirar a obrigatoriedade do licenciamento ambiental dos assentamentos”, afirmou. Broch completou: “Tudo o que conquistamos nas últimas décadas, especialmente nesses 10 anos dos Governos Lula e Dilma, é fruto da nossa mobilização.”

Após a abertura, foi feita a leitura e aprovação do Edital de Convocação e da programação do Conselho. Nesta tarde está sendo iniciado o trabalho em grupos para debater e deliberar questões sobre o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS) e Plano de Lutas, presentes no Documento de Trabalho do Congresso da CONTAG. O trabalho em grupos continuará na manhã do dia 5 de junho. Já no período da tarde e no dia 6, acontecerá a plenária de aprovação das emendas vindas dos GTs.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário