terça-feira, 28 de maio de 2013

Saúde de ribeirinhos é tema de Audiência Pública na ALEPA

Barco "Abaré" de atendimento médico aos ribeirinhos


O deputado Airton Faleiro (Partido dos Trabalhadores) propôs hoje no plenário da Assembléia Legislativa a realização de audiência pública para discutir a situação do barco Abaré, que presta assistência médica para ribeirinhos no Rio Tapajós.
O “Abaré” pertence à ONG holandesa Terra dos Homens e até o ano passado prestava atendimento às comunidades residentes nas duas margens do rio, nos municípios de Santarém, Belterra e Aveiro. Em seu pronunciamento, o deputado fez sérias críticas ao atual prefeito de Santarém, Alexandre Von. De acordo com Faleiro, o prefeito não deu continuidade ao processo de aquisição do barco, através de recursos do Ministério da Saúde, para atender aos três municípios.

Em vez de desapropriar com ajuda da União, Prefeitura de Santarém apenas alugou barco

A atual gestão municipal decidiu alugar a embarcação da ONG holandesa para atender somente aos ribeirinhos de Santarém, deixando de fora as comunidades dos municípios de Belterra e Aveiro. São cerca de 5 mil pessoas que ficaram sem receber atendimento médico. “É um absurdo deixar tanta gente sem remédios, médicos e enfermeiros. São pessoas que vivem em áreas isoladas e longe de unidades básicas de saúde. Sem o “Abaré” essas comunidades ficam à mercê de doenças e sem acesso à prevenção”, afirmou Faleiro.
Durante o pronunciamento de Faleiro, o deputado Nélio Aguiar pediu à parte e disse que o caso do barco “Abaré” estaria na justiça. Já o coordenação do projeto Saúde e Alegria, Caetano Scannavino, informou que o caso não está mais na justiça e que o Ministério Púbico do Estado, sediado em Santarém, está acompanhando essa atual fase da utilização do barco. O MPE agendou reunião para o próximo mês para reavaliar a situação. 
Faleiro apelou para o líder do PSDB José Megale e para os lideres políticos da região para que possam reverter essa redução do atendimento. Para a audiência pública, serão convidados todos os órgãos e instituições envolvidos na questão, como a ONG holandesa Terra dos Homens, as três prefeituras de Santarém, Belterra e Aveiro, Ministério Público do Estado, o projeto Saúde e Alegria e representantes das comunidades ribeirinhas.

Um comentário:

  1. Parabenizamos a iniciativa do Deputado Airton Faleiro de levar o debate para o Estado. Todo o Pará só tem a ganhar com o fortalecimento da politica de saúde da familia fluvial, que veio para ficar, com mais de 60 embarcações em vias de operação por toda Amazonia por meio de verbas federais aos municipios. A saúde, por mexer com a vida das pessoas, deve ser entendida de forma suprapartidária. Se a atual administração de Santarem rever sua estratégia para o Abaré, ganha o Prefeito, ganha o Governador, ganham os Municipios vizinhos, ganham os ribeirinhos, ganha o Brasil. Será muito triste ver dezenas de embarcações de saúde operantes pelo interior da Amazonia, menos onde tudo começou! Abraços com Saúde e Alegria!

    ResponderExcluir