quarta-feira, 8 de maio de 2013



                               Novos municípios no Pará

                         
Em seu pronunciamento hoje no plenário da Assembléia Legislativa, o deputado Airton Faleiro relatou o sucesso da visita dos parlamentares membros da Comissão de Divisão Territorial ao Congresso Nacional, em Brasília. Nesta terça-feira os deputados estaduais Pio X, presidente da Comissão de Divisão Administrativa do Estado e Assuntos Municipais, Airton Faleiro, Bernadeth Ten Caten e Hilton Aguiar, acompanhados de lideranças do Oeste, Sul e Sudeste do Estado, participaram de articulações junto aos deputados federais. O deputado federal  Zé Geraldo (PT) conseguiu que os parlamentares paraenses fossem recebidos pelo presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves (PMDB). “Depois de muita articulação conseguimos que o pedido de urgência fosse à votação no plenário da Câmara dos Deputados, onde obteve maciça e esmagadora aprovação por parte dos parlamentares federais e o compromisso do presidente da casa de que na próxima terça-feira, dia 14, será votado o mérito do projeto.”, disse Faleiro.
O projeto de lei complementar prevê a criação de novos municípios em todo o Brasil, incluindo o Pará. “Fomos os únicos parlamentares de uma Assembléia Legislativa do país a estar presentes em Brasília para participar dessa importantíssima votação e obtivemos esse reconhecimento por parte dos deputados federais e pelas lideranças dos distritos que pleiteiam a emancipação política”, continuou Faleiro.  
Após a aprovação no Congresso Nacional, a Assembleia Legislativa do Pará precisa ajustar a lei estadual e acelerar a tramitação dos pedidos que atendam aos requisitos legais para que o Tribunal Regional Eleitoral possa encaminhar a realização dos plebiscitos. “Nossa expectativa é a de que nas eleições de 2014 já possamos realizar alguns plebiscitos junto com o pleito para evitar novas despesas e assim assegurar que nas eleições de 2016 já aconteçam eleições para a escolha de prefeitos, prefeitas, vereadores e vereadoras desses futuros municípios”.

No Pará, trinta e cinco distritos já solicitaram à ALEPA a sua emancipação. Veja quadro abaixo.

DISTRITO
MUNICÍPIO
VILA MANDI
SANTANA DO ARAGUAIA
BELA VISTA DO PARÁ
DOM ELISEU
VILA TABOCA
SÃO FELIZ DO XINGU
LAGO GRANDE DO CURUAI
SANTARÉM
CASTELO DOS SONHOS
ALTAMIRA
CAJAZEIRAS
ITUPIRANGA
VILA LIVRAMENTO
GARRAFÃO DO NORTE
GLEBA MORADA DO SOL
SÃO FELIX DO XINGU
GLEBA SUDOESTE
SÃO FELIX DO XINGU
BREJO DO MEIO
MARABÁ
VILA NOVA CANADÁ
ÁGUA AZUL DO NORTE
ICOARACI
BELÉM
VILA PARAGUATINS
MARABÁ
RIO VERMELHO
XINGUARA
JAPIM
VISEU
VILA JUABA
CAMETÁ
CRUZEIRO DO SUL
ITUPIRANGA
VILA NOVO PARAÍSO
SÃO GERALDO DO ARAGUAIA
SANTANA DO CAPIM
AURORA DO PARÁ
FORDLÂNDIA
AVEIRO
LOURO DO NORTE
GARRAFÃO DO NORTE
MORAES ALMEIDA
ITAITUBA
MOSQUEIRO
BELÉM
SANTA FÉ
MARABÁ
VILA BELA VISTA
FLORESTA DO ARAGUAIA
VILA SÃO JOSÉ DO ARAGUAIA
XINGUARA
MAIAUATÁ
IGARAPÉ-MIRI
VITÓRIA DA CONQUISTA
NOVO REPARTIMENTO
VILA BELO MONTE
NOVO REPARTIMENTO
MARACAJÁ
NOVO REPARTIMENTO
MORADA NOVA
MARABÁ
VILA CAPISTRANO DE ABREU
MARABÁ
VILA NOVO PARAÍSO
SANTANA DO ARAGUAIA
CACHOEIRA DA SERRA
ALTAMIRA
NEREU
SÃO FELIX DO XINGU
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário