sábado, 11 de maio de 2013


Governo federal atende prefeituras do Pará


Prefeitos de todas as regiões do Pará tiveram nesta sexta-feira a chance de apresentar a três ministros de pastas importantes os pleitos e projetos de seus municípios. Diante da diversidade de desafios e demandas existentes no Estado, o Encontro Estadual com Novos Prefeitos e Prefeitas permitiu o contato direto entre os gestores municipais do Pará e representantes do governo federal, transformando-se no grande evento político deste primeiro semestre.
Com as dependências do Hangar lotadas, o encontro foi dividido em palestras de cunho técnico e reuniões individuais entre ministros e prefeitos. Presentes ao evento a ministra chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti; a ministra do Orçamento e Gestão, Míriam Belchior; e a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campelo. Todas reafirmaram o objetivo de aproximação entre União e Estado em busca de solução para os problemas dos municípios.
O presidente da Federação das Associações dos Municípios do Pará (Famep), Helder Barbalho, em discurso muito aplaudido pelos presentes, reivindicou a atenção do governo federal para os principais desafios enfrentados pelos municípios paraenses.
Helder traçou uma radiografia da situação dos municípios, elencando os mais urgentes problemas do Estado, entre os quais a necessidade de reforma tributária, a implantação de uma Zona de Livre Comércio no Pará, a retomada do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Marajó, a construção de uma universidade federal para o Marajó e para o nordeste paraense, além da normalização do programa Luz para Todos e demandas relacionadas à queda no Fundo de Participação dos Municípios.
“Não poderia perder a oportunidade para abordar alguns temas que são relevantes para todos nós, emergentes, principalmente em relação a um item que é estratégico e é relevante para o desenvolvimento do Pará, como o derrocamento do Pedral do Lourenço, que irá viabilizar a hidrovia do Araguaia-Tocantins”, destacou. “Hidrovia esta que viabilizará a descentralização da exportação nos portos do Centro Sul e viabilizará que os portos do Pará, que estão mais próximos da Europa e da América, possam ser o grande canal de escoamento da produção do Centro Oeste e do Norte brasileiro, inserindo o Pará, definitivamente, na construção desse novo momento econômico”.
Fez questão de, diante dos ministros e do governador Simão Jatene, solicitar, “em nome de todos os prefeitos e em nome do povo do Pará, que o governo federal possa reincluir ao PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) o derrocamento do Pedral do Lourenço e a viabilização da hidrovia do Araguaia-Tocantins”.

PARCERIAS
A importância estratégica da hidrovia Araguaia-Tocantins também foi alvo do pronunciamento da ministra chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti. “O Pará é um Estado estratégico para o nosso país. É neste Estado que o governo federal tem uma obrigação de inverter a lógica do transporte e do escoamento da produção em nosso país que hoje está voltada, concentrada pelo Sul e Sudeste. A grande produção do nosso Centro-Oeste precisa sair desse sufoco e a lógica é o escoamento por rodovia, ferrovia e hidrovia aqui pelo Norte do país”, destacou a ministra.
“Essa pedra vai ter que sair do nosso caminho porque essa pedra não atravanca só o Pará, essa pedra atravanca o Brasil e é nessa lógica que nós vamos ter que equacionar”, complementou.
O deputado Beto Faro (PT) apoiou os pleitos formulados por Helder. O parlamentar agradeceu ao governo Dilma pelos benefícios concedidos ao Pará. “Peço que as autoridades federais olhem com carinho para a questão da retomada dos trabalhos para tornar possível a hidrovia Araguaia-Tocantins. E que mais recursos federais sejam destinados aos assentamentos de reforma agrária no Estado”, disse Beto Faro.
Segundo Ideli, a proposta dos ministros saírem de Brasília para reunir com prefeitos dos Estados a fim de discutir tais questões partiu da própria presidenta da República, Dilma Rousseff. “Esta é a determinação da presidenta Dilma Rousseff, que nos ordenou que nos aproximássemos ainda mais dos prefeitos, que fôssemos a todos os estados, já que cada Estado tem uma realidade muito diferente, e que nós pudéssemos, Estado por Estado, consolidar essa aproximação”, disse.
“Este é o oitavo Estado onde estamos realizando esse encontro e o fundamental é orientar e atender individualmente todos os prefeitos do Pará, dar as orientações gerais e permitir que, em parceria com a Federação dos Municípios e com a estrutura que já existe aqui dos nossos órgãos federais, os prefeitos do Pará não percam nenhuma das oportunidades de fazer parcerias, fazer convênios, fazer ações em conjunto com o governo federal melhorando a vida da população”, explicou a ministra
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário