terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Reproduzo aqui o que Lula disse sobre Almir Gabriel

Foto: Google imagens
Na década de 1990: Raul Meireles, Lula, Almir Gabriel e Simão jatene.

 

Fiz questão de ir hoje à tribuna para me expressar sobre o falecimento do ex-governador Almir Gabriel.

Sua história deixou muitas marcas. Almir se relacionou, ao longo de sua trajetória, com diversos partidos.

O falecimento de um político não deve ser motivo para esquecermos as divergencias históricas, programáticas e partidárias, mas quando isso ocorre, costumamos ressaltar mais as boas coisas deixadas por este político. No caso do dr. Almir a relação de nosso partido com ele pode ser vista em dois momentos: um deles em que estivemos em lados opostos, nós no PT e ele em especial no PSDB e um segundo momento em que tivemos uma aliança eleitoral tendo ele como candidato a governador e o PT como vice.  

Sobre esse segundo momento relato aqui uma história que me marcou. Data de 1990, quando Almir Gabriel foi candidato a governador, tendo Raul Meireles (PT) como vice. Esta aliança do dr. Almir com o PT teve resistências por parte de alguns militantes do nosso partido. Então Lula - que aquela altura já era uma liderança consolidada - veio para um comício do candidato Almir. Nessa ocasião, nunca esqueço, Lula disse "Aliança não significa fusão de partidos, mas a união de idéias em torno de um projeto político" e completou "Petistas, conheço bem Almir Gabriel, do congresso, da política nacional e digo a vocês: Podemos buscar defeitos, mas a marca de Almir Gabriel é a de um cidadão e de um político íntegro".

Penso que o dr. Almir deveria ter encerrado sua trajetória política no PSDB, mas sua decisão foi outra, devido a uma conjuntura momentânea e por isso devemos respeitar sua decisão.

Esta Casa deve prestar todas as homenagens à memória de Almir Gabriel.  Pois independente de nossas diferenças, devemos reconhecer que ele deixou sua marca na trajetória política de nosso estado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário