segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Na imprensa hoje: Sai hoje resultado do Festival dos Botos

Fonte: Portal ORM
Foto: Rodolfo Oliveira

Com as arquibancadas lotadas, as agremiações 'Boto Tucuxi', a primeira a se apresentar no festival que integra a programação da festa do Sairé, e 'Boto Cor de Rosa' conquistaram o público. Nas arquibancadas, os cânticos de desaforo davam um ar típico da disputa que consagrará, na tarde de hoje, a grande campeã do Sairé 2012, que começou na quinta-feira, 13, e reuniu milhares de pessoas na Vila de Alter do Chão. Além do evento cultural, muitos aproveitaram as belezas naturais das praias de água doce do rio Tapajós.

Campeão de 2010 e 2011, o 'Boto Tucuxi' entrou na arena com 600 integrantes entre os grupos de carimbó e as tribos indígenas e os quesitos 'Rainha do Lago Verde', 'Rainha do Artesanato', 'Rainha do Sairé', 'Cabocla Borari', 'Boto Animal', 'Boto Homem' e 'Pajé'. 'O Boto Tucuxi veio preparado para o tricampeonato. Nós somos alegria e isso se observa na galera. Estamos aqui com o ‘Imaginário Tapajó’, que é uma viagem na consciência do caboclo que busca pela sua identidade', disse o presidente do Boto Tucuxi, Edilberto Ferreira. Mas ele lamentou o atraso no repasse dos recursos financeiros para o evento.

No total, 16 itens são avaliados durante a disputa dos botos e, para o presidente do 'Cor de Rosa', o título deste ano ficará com o retrato do cotidiano do povo de Alter do Chão apresentado na segunda apresentação da noite. 'O Cor de Rosa veio com tudo mostrando ‘A vida e a fé do povo borari’. Foi um espetáculo inovador que contou esta história de uma forma diferente e que concedeu ao Cor de Rosa a consagração do público e dos jurados', disse o coordenador do Boto Cor de Rosa, Joel Coelho, que, neste ano, quer tirar o tricampeonato das mãos do Boto Tucuxi.

Neste ano, o Sairé teve a participação de duas atrações nacionais, o cantor Latino, que, pela primeira vez, visitou Santarém e o grupo baiano 'Terra Sampa' que interpretou sucessos e encerrou a disputa do Festival dos Botos. 'Este é um evento tradicional e bastante conhecido. Como o mercado se abre cada vez nesta região, a gente só tem a agradecer e esperamos voltar em breve', disse o cantor Latino que, na noite do sábado, lançou a música 'Despedida de Solteiro', uma tradução de um sucesso coreano que fez todo mundo dançar.

O resultado da disputa dos botos será divulgado hoje com a abertura dos envelopes dos jurados que avaliaram os 16 itens apresentados na 'Lago dos Botos'. Este ano as agremiações Boto Tucuxi e Boto Cor de Rosa receberam cerca de R$ 160 mil (soma dos valores empenhados pela Prefeitura de Santarém, Governo do Estado e de patrocinadores do evento). A verba foi liberada uma semana antes da realização do festival e isso causou atraso na confecção das alegorias e fantasias utilizadas em quase duas horas de espetáculo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário