quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

RETROSPECTIVA - PARTE III

RETROSPECTIVA INTERNACIONAL - PARTE III

Avanço das redes sociais – As redes sociais dominaram o mundo real. Sua importância é tanta que, além de ter se transformado em febre mundial, ainda foi tema de cinema. A obra de Mark Zuckerberg, criador do facebook, foi retratada no filme A REDE SOCIAL.
Adeus a Steve Jobs – O universo da tecnologia perdeu um de seus ícones. O empresário Steven Paul Jobs, criador da Apple, maior empresa de capital aberto do mundo, do estúdio de animação Pixar e pai de produtos como o Macintosh, o iPod, o iPhone e o iPad morreu em conseqüência de um câncer.


RETROSPECTIVA NACIONAL - PARTE III


Sexta economia mundial - Já somos a sexta economia mundial, passando a Grã-Bretanha (formada por Escócia, Pais de Gales e Inglaterra), atrás apenas dos Estados Unidos, China, Japão, Alemanha e da França.

Menor índice de desemprego - A taxa de desemprego nas 6 principais regiões metropolitanas do país caiu para 5,2% em novembro, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em sua Pesquisa Mensal de Emprego (PME). Trata-se do menor nível da série histórica, iniciada em março de 2002.



RETROSPECTIVA ESTADUAL - PARTE III


Governo Federal e estado do Pará

Energia - Avançaram bem as obras de transmissão da energia de Tucuruí para a Calha Norte do rio Amazonas rumo a Manaus.

Da mesma forma para a região do Marajó rumo a Macapá. A subestação que vai levar energia elétrica até o município de Breves está em fase final de conclusão.

As obras do contrato especial do Programa Luz Para Todos (PLPT), que vai levar energia para os nove municípios do entorno de Belo Monte, iniciou os trabalhos pelo assentamento da Transassurini em Altamira e no próximo ano terá inicio nos demais municípios.


PARÁ

A ALEPA na pauta negativa da mídia

A Assembléia Legislativa do Estado foi palco de escândalos durante o ano todo. Superfaturamento no pagamento de obras, funcionários fantasmas, fraudes em licitações. Esses são os pilares dos escândalos que pautaram a Alepa na mídia estadual e nacional.


Escândalos esses que só começaram a vir à tona por desentendimentos provocados por integrantes do PSDB e PMDB na disputa pela condução da Casa.


A bem da verdade, os escândalos não envolvem a atual Mesa Diretora e sim a gestão das duas últimas legislaturas. De 2004 a 2007, gestão do PSDB e 2008 a 2010, gestão do PMDB.


A última legislatura, do PMDB, é a que tem sido alvo das maiores denúncias do Ministério Público à Justiça.

É o Ministério Público do Estado que comanda as investigações na ALEPA.

A massificação dos escândalos na mídia tem servido para o desgaste e desmoralização dos políticos junto a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário