terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Retrospectiva - Parte II


Retrospectiva internacional - II

Câncer afeta líderes políticos latino americanos



Além de Dilma, diagnosticada em 2009 com um c

âncer

no sistema linfático e declarada completamente curada, também foram surpreendidos pelo
câncer os líderes políticos latino-americanos: Fernando Lugo, presidente do Paraguai, de 60 anos, diagnosticado com um linfoma de Hod

gkins; Hugo Chávez, presidente da Ve

nezuela, de 57 anos, teve um câncer de origem não divulgada; José Alencar, ex-vice-presidente brasileiro que morreu em janeiro passado, aos 79 anos, após uma longa luta contra o câncer, iniciada em 1997 e mais recentemente, Cristina Kirchner, presidente da Argentina, de 58 anos, tem câncer na tiróide e Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente brasileiro, de 66 anos, que combate um tumor na laringe.


Retrospectiva nacional - II

Reformas - Das grandes reformas previstas, uma avançou, que foi a votação do Código Florestal. A reforma política, além de não avançar no Congresso, recebe sinalização de que a sociedade pode se posicionar majoritariamente em favor de um retrocesso e não para uma reforma política mais progressista.

Popularidade de Dilma - Seus índices de popularidade chegam a incríveis 72% de aprovação do seu estilo de governar (dados do Ibope em dezembro de 2011).

Este índice de aprovação, é maior do que o dos ex-presidentes FHC e Lula, no primeiro ano de governo.

Governo federal e estado do Pará

Eclusas- foram concluídas e inauguradas as eclusas da Hidrelétrica de Tucuruí.

Hidrovia – A Hidrovia Araguaia Tocantins é uma das obras que está inserida no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).

No início de dezembro, ao anunciar alteração de obras do PAC, o governo federal deixou de fora as eclusas. Houve mobilização da bancada federal e estadual do Pará e a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, garantiu que a obra está de volta ao cronograma do PAC.


Retrospectiva estadual - II

O desempenho da oposição

A oposição ao governo Jatene se reduziu até então a dois partidos: O

Partido dos Trabalhadores (PT) e do Partido Socialismo e Liberdade (Psol) e, ainda assim, dentro destes partidos, mais entre ao cargo das bancadas, em especial as estaduais.

Com menor espaço na mídia a oposição pautou alguns assuntos e pegou carona em outros.

Explorou, dentro das possibilidades, os fatos provocados por erros do governo ou então foram pautados pela mídia.


Entre os fatos abordados pela imprensa estão a exploração sexual de menores dentro da Colônia Agrícola Heleno Fragoso, no complexo penitenciário de Americano e a morte de três sindicalistas, sendo que o de maior repercussão foi a morte do casal de ambientalistas José Claudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo, em Nova Ipixuna.

Também foi notícia nacional que o Pará é o terceiro estado onde mais ocorrem mortes por encomenda.

A segurança pública é área mais sensível do governo Jatene.

É por isso que o índice de aprovação do governo Simão Jatene é de 35%, segundo pesquisa do Data Folha, de outubro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário