segunda-feira, 14 de março de 2011

DEPUTADOS DO PT SÃO CONTRA PRIVATIZAÇÃO DO BANPARÁ

O deputado Airton Faleiro, vice-líder do PT na Assembléia Legislativa, defendeu nesta segunda-feira, 14, que o Banco do Estado do Pará não seja privatizado.
O assunto foi tema de debates durante a Sessão Especial, que ocorreu no plenário João Batista, e que discutiu a situação desta instituição financeira. A sessão foi requerida pelo deputado do Psol, Edmilson Rodrigues.
Participaram da solenidade, o presidente do Banpará, Sérgio Amorim, a presidente em exercício da Associação dos Funcionários do Banco do Estado do Pará, Cristina Quadros, além da sindicalista Rosalina Amorim, presidente do Sindicato dos Bancários. Outro participante foi Silvio Kanner, da Associação dos Funcionários do Basa.
Os deputados petistas Bernadet Ten Caten e Zé Maria também se manifestaram contra a privatização.
Temos dois desafios na Assembléia Legislativa, o primeiro é manter a união e a coesão contra a privatização do Banpará. Esta não é uma história fantasiosa e já ocorreu em outros estados e os privatistas devem estar provocados para fazer o mesmo aqui no Pará. O segundo desafio cabe a nós, deputados da oposição, que é não permitir no novo governo, que o Banpará sofra retrocessos”, disse Faleiro.
Airton Faleiro parabenizou o discurso da presidente do Sindicato dos Bancários, Rosalina Amorim, que demonstrou, com números, os avanços conseguidos pelo banco na gestão do PT, no governo do Estado..
“ Vimos o Banpará saltar de um lucro de 6 milhões de reais, em 2006, para cerca de 44 milhões em 2009, figurando entre as 100 instituições financeiras mais fortes do Brasil. Saímos de um patamar de 37 agências, em 2006, para 42 em 2009”, ressaltou Rosalina Amorim.
Ela ainda afirmou que o banco aumentou de 312 para 431 mil clientes, em 2009.
No balanço apresentado pela presidente do Sindicato dos Bancários, o Banpará aumentou o quadro de funcionários de 930 para 1.236, em quatro anos. Segundo ela, houve ampliação do parque tecnológico, combate ao crime da “saidinha” e ampliação do fomento.
“ O Banpará foi pioneiro no país em garantir a presença de um representante dos trabalhadores eleitos, pelo funcionalismo, no Conselho de Administração do Banco”, afirmou Rosalina.
Outros avanços citados pela sindicalista foram os reajustes salariais acima da inflação, o novo Plano de Cargos e Salários e ampliação da licença maternidade sãs bancárias , de 120 para 180 dias.

Um comentário:

  1. Espero que o PT volte a fazer oposição mais energica e qualificada na ALEPA.

    ResponderExcluir