Fonte: Ascom/Ufopa
O Centro de Formação Interdisciplinar (CFI) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) está selecionando acadêmicos de graduação para atuar, por meio de bolsas do Programa de Educação Tutorial (PET), em projetos de ensino, pesquisa e extensão do Grupo PET/Conexões de Saberes de Estudos Interdisciplinares - Comunidades do Campo, que atua em três grandes áreas de relações interdisciplinares: Meio Ambiente, Cultura e Tecnologias. Na próxima segunda-feira (29), haverá uma reunião destinada aos alunos da instituição para esclarecimento de dúvidas sobre o programa PET. O encontro acontecerá às 9h30, na sala SR 03, Campus Rondon, em Santarém (PA).
São seis bolsas do PET no valor de R$ 360 mensais cada, com duração de dois anos a contar de janeiro de 2011, destinadas a alunos oriundos de comunidades do campo, que estejam regularmente matriculados em curso de graduação da Ufopa e cursando até o 4.º semestre por ocasião da seleção. Os interessados devem ter disponibilidade de 20 horas semanais para as atividades do programa nos turnos matutino ou vespertino e para viagens de campo a comunidades rurais, quando necessário, e apresentar Coeficiente de Rendimento Escolar maior ou igual a seis.
Nos dois primeiros anos do Programa serão desenvolvidos os seguintes projetos: História Ambiental de uma Comunidade do Campo no Município de Santarém/PA; Cuidar Ambiental e Cultural; Coletivo Jovem de Meio Ambiente; Análise, avaliação e produção de argumentos; Café Filosófico Comunidade; A escola do campo e a inclusão digital; TIC e redes sociais.
As inscrições serão realizadas até o dia 3 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h, no Centro de Formação Interdisciplinar, situado no Campus Rondon, bairro do Caranazal, em Santarém (PA). O processo seletivo será composto por análise da documentação, prova de dissertação sobre tema interdisciplinar, a ser realizada no dia 9 de dezembro, e entrevista no dia 10. Os resultados serão divulgados a partir do dia 15 de dezembro. Mais informações pelo telefone (93) 3064-9099.
Para efetuar a inscrição são necessários os seguintes documentos: ficha de inscrição do candidato devidamente preenchida e assinada (modelo junto ao CFI); declaração de que não possui vínculo empregatício e de que não recebe nenhum tipo de bolsa de estudo (modelo junto ao CFI); cópia de Histórico Escolar de Ensino Fundamental e/ou Médio; comprovante de matrícula até o 4.º período letivo; histórico escolar de graduação; e declaração testemunhal do líder comunitário de participação em atividades socioculturais na comunidade do campo (modelo junto ao CFI).
Comunidades do Campo - O Grupo PET/Conexões de Saberes de Estudos Interdisciplinares - Comunidades do Campo apresenta dois eixos de atuação. O primeiro (eixo A) diz respeito ao conhecimento e acompanhamento dos alunos provenientes do campo, incluindo ações específicas de acompanhamento dos alunos PET e aquelas voltadas para todos os alunos da UFOPA advindos do campo.
O segundo (eixo B) refere-se à formação do aluno oriundo das comunidades do campo e o conhecimento sobre essas comunidades, sob a égide da interdisciplinaridade, mediante atividades de ensino, pesquisa e extensão.
O Programa de Educação Tutorial (PET) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) para apoiar atividades acadêmicas que integram ensino, pesquisa e extensão. Formado por grupos tutoriais de aprendizagem, o PET propicia aos alunos participantes, sob a orientação de um tutor, a realização de atividades extracurriculares que complementem a formação acadêmica do estudante e atendam às necessidades do próprio curso de graduação. O estudante e o professor tutor recebem apoio financeiro de acordo com a Política Nacional de Iniciação Científica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário