terça-feira, 30 de novembro de 2010

Ufopa realiza ciclo de extensão e colóquio de geografia

Fonte: Ufopa

O Centro de Formação Interdisciplinar (CFI) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) promove mais uma edição do seu 1.º Ciclo de Extensão, nesta terça-feira (30), às 8h30, no Campus Rondon, em Santarém (PA).

Aberto ao público, o evento discutirá os temas: "Educação, Ciência e Tecnologia", com a participação dos professores Pedro Goergen, da Unicamp, Ubiratan Bezerra, da Fapespa, e José Antônio de Oliveira Aquino, pró-reitor de Pesquisa e Inovação Tecnológica da Ufopa; e "Interações Homem-Água", com Paulo Roberto Sposito, do projeto Saúde & Alegria, e o coordenador do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA), Reinaldo Peleja.

Geografia - A partir das 18 horas, também acontecerá na Ufopa a abertura oficial do 1.º Colóquio de Geografia do Oeste do Pará, evento promovido pelo Programa de Geografia da instituição, com o objetivo de debater a importância do pensamento geográfico para o entendimento da dinâmica socioespacial da região. O encontro será realizado até o dia 2 de dezembro no auditório Wilson Fonseca e contará com palestras, mesas-redondas e minicursos que discutirão o tema "A construção do conhecimento geográfico na região do Oeste Paraense: da teoria à práxis".

Na quarta-feira (1º), será realizada, às 19h30, a mesa-redonda "A realidade amazônica e a produção do conhecimento geográfico", com a participação dos professores João Márcio Palheta da Silva, da Universidade Federal do Pará (UFPA); Willivane Melo, da Universidade Estadual do Pará (Uepa); e Enilson Souza, da Ufopa, como mediador. Na quinta-feira (2), às 19h30, será debatido o tema "A trajetória epistemológica da geografia: da prisão à liberdade", com Giovane Mota, da UFPA, e Maria Betanha Barbosa, da Ufopa, como mediadora.

Os minicursos do colóquio serão realizados à tarde e abordarão os seguintes temas: "Turismo e Planejamento Territorial na Amazônia"; "Introdução à Cartografia Temática"; "O uso de GPS como instrumento de navegação e georreferenciamento"; "Movimentos Socioambientais e Geografia"; "Populações Tradicionais e Recursos de Uso Comum". Informações pelo telefone (93) 3064-9056 ou pelo e-mail coloquiodegeografia@yahoo.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário