quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Médico Relata o caos na saúde pública dos governos,Almir e Jatene.

Prezados e Prezadas
Mais uma vez peço a licença para conversar sobre a atual situação política que vivemos.
Tenho tentado me manter afastado de emitir opiniões via Internet sobre os encaminhamentos que as Eleições 2010 vêm tomando!!
Porém como médico, 19 anos de Graduado, espaço na área da infectologia alcançado graças aos meus esforços e a Educação que meus Pais, humildes em suas origens mas grandiosos em seus princípios, me ensinaram.
Como médico vivi de 1991 a 2006 vários mandatos de Governadores e de 1994 a 2006 pude conhecer os mandatos de Políticos ligados ao PSDB e ao antigo PFL hoje DEM. Primeiros 8 anos foi o Sr Almir Gabriel, esperança para classe médica e de outros profissionais de saúde, pois entendíamos que um médico poderia ser importante Gestor focando a Saúde Pública. Mero engano!!! Pensar que fiz Campanha para este Senhor se eleger e o que vimos... decepção, desmando, nada, nada prometido havia sido feito. Nós médicos fomos tratados como "SAL" - "branquinho, baratinho e existe em qualquer esquina!!" Saúde Pública.. bem talvez ele tenha conhecido quando necessitou realizar cirurgia torácica e foi ao INCOR de São Paulo, pois nem ele confiava na Saúde Pública que oferecia a população do Estado!! Vocês não lembram disso?!! Como não!? Fomos manchetes nos jornais nacionais, pois o Vice do Sr Almir assumiu e foram equívocos atrás de equívocos!!
Bem, mais uma vez confiamos que deveríamos dar uma chance aos TUCANOS e DEMS. Elegemos Simão Jatene. Disputa difícil!! Quase perde para uma desconhecida - Maria do Carmo - Cabocla lá de Santarém, mas que movida pela Onda Lula de 2002 quase tira o Reinado dos Tucanos! pena não ter ocorrido!! Vocês lembram o que puxou a derrota da Maria em 2002? Eu lembro muito bem!! Em um debate, o Sr Simão em uma pegadinha perguntou a ela o valor do preço da passagem de ônibus em Belém e ela sendo do interior do Estado se equivocou na resposta. Em um mar de baixaria, típico do Grupo do Sr Jatene, ela perdeu por isto ... não soube dizer o valor da passagem de ônibus... a baixaria rolava solta e muitas vezes ouvíamos os adeptos dos TUCANOS chamarem a Sra Maria de Maria Lavadeira! Me perguntava se isto eram manifestações de preconceito contra a Mulher Maria ou pelo fato dela ser cabocla do interior que carrega na veia o orgulho de ser santarenha!!!
Agora, três anos e meio depois, com a derrota do Sr Almir pela sua arrogância como trataou nas elieções de 2006 a mulher, o povo paraense, vejo os TUCANOS e os DEMs pousarem de bonzinhos!! "Eles fizeram tudo de bom, tudo de certo, tudo para todos!!!" Que mentira é essa!!?? Sr Simão você pode tentar enganar os desavisados, mas não quem tem a busca da informação!! Como você pode querer dizer que a SAÚDE em seu Governo foi prioridade?! O Sr está perdendo a sanidade? Será que acha que vai nos convencer que o descaso que nossa população veio sofrendo em todos os anos de seu Governo foram à toa? Será que acha que vai nos convencer que um prédio entregue somente na construção sem equipamentos hospitalares ou recursos humanos poderia ser chamado de HOSPITAL. Você não entregou cinco hospitais não!!! Fica feio pro Senhor tentar enganar aqueles que conhecem os fatos. estes podem até não simpatizar com a atual Governadora mas sabem que é MENTIRA!! O Senhor não entregou CINCO hospitais; seu Gestor da Saúde Estadual foi envolvido em escândalos atrás de escândalos!! Quem pode esquecer seu Secretário de Saúde ... Vários escândalos e devido seus acordos (PSDB e DEM) ficou até o último dia de seu mandato; não foi nem afastado para que as investigações fossem realizadas!! Os servidores de boa memória lembram a maneira como o Senhor e seus Secretários usavam a máquina do Estado; hoje escuto pelos cantos do Estado a deselegância como o Gestor da Saúde tratava os servidores com grosserias atrás de grosserias... até seus cargos de DAS que eram de confiança lembram o número de vezes que saiam chorando humilhados por ele em reuniões.
Como médico peço a todos que vejam, mas que vejam de olhos e coração abertos o que estão tentando passar para a população. Ninguém pode faltar com a verdade!! É muito interessante ver os mesmos políticos do passado falarem de políticas públicas!!
Mais uma vez o PSDB e o Sr Jatene desrespeitam a mulher, desrespeitam a população, seus cegos seguidores acham engraçado chamar a Governadora de desocupada, diarista ou como escutamos nas ruas de vagabunda. Acho que a Gestora Máxima de nosso Estado merece pelo menos nosso respeito ... como Governadora, como mulher, como mãe.
Sabemos que a casa está sendo arrumada. Muito, muito mesmo precisa ser feito, mas para nós que conhecemos os interiores do Estado sabemos que o Pará está sim nos trilhos. Não dá para voltar para trás; deixem isso aos carangueijos que andam para trás. NOSSA META E SEGUIR EM FRENTE E COM ESPERANÇA DE UM PARÁ CADA VEZ MELHOR PARA TODOS!!
Saudações

Lourival Marsola

Nenhum comentário:

Postar um comentário