terça-feira, 3 de agosto de 2010

Mais de 280 concursados da Polícia Civil assistem à aula inaugural

Os alunos do curso de Formação Técnico Profissional da Polícia Civil participaram da aula inaugural nesta segunda-feira (2), com a palestra sobre o tema "Políticas de Segurança Pública", ministrada por Regina Miki, secretária Executiva do Conselho Nacional de Segurança Pública (Conasp). O evento ocorreu no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, às 17h, reunindo os 282 classificados no Concurso Público C-149, realizado no ano passado para preenchimento de vagas para delegado, investigador e escrivão.

A formação dos futuros profissionais da Polícia Civil será na Academia de Polícia (Acadepol), localizada no Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp), no município de Marituba. Ao contrário de turmas anteriores, o curso será intensivo, com aulas até aos sábados.

"Antes, a formação era de seis meses, mas por uma carência da sociedade houve redução desse tempo de realização do curso, que será concluído em 48 dias. Mas, isso não prejudicou a grade curricular, porque foi feita uma adaptação, incluindo novas disciplinas da prática do policial, entre elas a de Direitos Humanos", informou a diretora da Acadepol, delegada Márcia Contente da Costa.

Segundo o titular da Delegacia Geral de Polícia Civil, Raimundo Benassuly, os alunos depois de formados serão distribuídos para o interior do Estado, principalmente o sudeste paraense. "O déficit hoje da PC é de cerca de mil profissionais. Mas já está autorizada realização de um novo concurso público, para o preenchimento de 324 vagas", acrescentou.

Direitos - A disciplina Direitos Humanos reforça o modelo de atuação policial não só repressivo, mas também preventivo. Uma lição que os alunos, com uma média de idade de 30 anos, receberam já na aula inaugural. "Estará nas mãos de vocês a promoção dos direitos humanos", destacou Regina Miki.

Para o aluno Cláudio Fonseca e Gomes, que assumirá o cargo de delegado, a displina Direitos Humanos é fundamental, por considerar que o papel da polícia não é apenas reprimir, mas prevenir e evitar o conflito social.

Fonte: Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário