quinta-feira, 12 de junho de 2014

QUE BRASILEIROS SOMOS NÓS?



 

Depois da Copa de 1950, teremos agora pela segunda vez a realização da Copa do Mundo no Brasil. Acompanhamos o evento da FIFA em que se anunciou o país vencendo para sediar a Copa Mundial 2014. Vibramos juntos, e nos emocionamos, tanto quanto nossas autoridades presentes no momento em que o representante da FIFA mostrou a tarjeta e falou a palavra B R A S I L. Em seguida o pulo de alegria das duas maiores autoridades - Pelé o rei do futebol e Lula o Presidente brasileiro. Naquele momento me senti orgulhoso por nosso país ser reconhecido e prestigiado internacionalmente para sediar a maior e mais importante competição esportiva do mundo. Nosso país ganhou o direito de sediar também a Copa das Confederações e as Olimpíadas 2016.
Na Copa das Confederações fomos surpreendidos com as manifestações de rua, do mês de junho. Movimento vindo de setores não integrantes das organizações sociais convencionais, que por meios das mídias sociais, levaram multidões a protestar e reivindicar mudanças estruturais até então não atendidas pelos governantes. É bom que se diga, que entre os manifestantes já se detectava baderneiros e grupos de oposição querendo tirar proveito político das manifestações.
Me posicionei contra a condenação dos protestos e concordei quando a presidenta Dilma disse que o governo tinha que ouvir as vozes das ruas. Essa afirmação sobre meu posicionamento pode ser visto no artigo que escrevi,  na época, denominado “CADA GERAÇÃO QUE FAÇA SUA REVOLUÇÃO”, que pode ser acessado em meu blog (airtonfaleiro.blogspot.com.br).
Agora vem a Copa do Mundo 2014 e observo pessoas, agrupamentos políticos e sociais articulando manifestações no período da Copa. Me  antecipo dizendo que meu posicionamento será diferente, ou seja, discordo da realização e de qualquer incentivo a esses protestos durante a Copa.
Apresento a seguir as rações que embasam esse meu posicionamento:
1)      Na condição de parlamentar petista de base do Governo Dilma, me sinto no dever de fazer o contraponto com as pessoas que tentam difundir a idéia de que não foi bom a Copa vir para o Brasil. Se essa Copa não tivesse vindo para o Brasil, certamente essas mesmas pessoas e agrupamentos estariam culpando o governo petista por isso. Então quero dar mérito ao Brasil- 7ª. economia do mundo e também  País do Futebol- e  ao governo do presidente Lula que,  pelo seu prestigio internacional,  contribuiu para a realização  da Copa no nosso país;

2)      Discordo de quem prega o pessimismo de que o Brasil passará por vergonha, devido a certas obras estarem ainda em construção.  Vamos lembrar que a mídia brasileira, hegemonizada pela oposição, pregava que a Copa não viria para o Brasil, mas conseguimos e vamos fazer a melhor copa de todos os tempos;


3)      Contrariando o que dizia a oposição e segmentos conservadores da mídia, os estádios onde serão realizados os jogos da Copa, serão concluídos. Quase a totalidade das obras de infra-estrutura também terá sua conclusão até o início da Copa. Importante reconhecer a alta qualidade dessas obras, como os aeroportos, as arenas e condições para receber os torcedores brasileiros, as delegações internacionais e os visitantes de outros países.  Por isso, não vejo motivação para a realização de protestos.  Muito do atraso do início das obras se deu por entraves da legislação Brasileira para a contratação das empresas.

4)      Que brasileiros somos nós que ao invés de exaltar a capacidade do nosso país para realizar eventos internacionais deste porte, modernizando sua infra-estrutura de espetáculos públicos e torcermos ardorosamente pela nossa seleção, queremos de forma oportunista expor nossos problemas domésticos, tomando os eventos que envolvem a expectativa de torcedores de tantos países como reféns das nossas insatisfações? 

5)       Lembrando que o governo da presidenta Dilma está em pleno andamento, executando e anunciando obras e políticas públicas para atender as demandas pautadas pela sociedade nas mobilizações de rua de junho. A Presidenta levou ao Congresso Nacional uma pauta de reforma política que,  em parte foi atendida, mas o principal que é melhorar  o sistema político, ainda tem resistência do parlamento e da própria sociedade brasileira que elege políticos apegados aos meios mais arcaicos de exercício da política;

6)      Integrantes de algumas categorias e grupos afirmam que pretendem realizar paralisações e greves no período da Copa para pressionar os governantes a atenderem suas reivindicações. Esta é uma escolha infeliz, desnecessária e equivocada para resolver os problemas internos do país;

7)      No final de maio passado, a Presidenta Dilma lançou a Política Nacional de Participação Social com a qual cria mecanismos de diálogo institucionalizados para negociar as pautas dos movimentos sociais e acatar as propostas dos mesmos nas políticas públicas. Uma demonstração de sensibilidade e de democracia que poucos países conseguiram alcançar.  

Temos grandes problemas internos, muitos herdados de décadas sem investimentos numa infra-estrutura que já era acanhada para as dimensões e necessidades do país. O Brasil vem crescendo com distribuição de renda, a partir dos governos Lula e Dilma. O projeto em curso no governo do Brasil está nos levando a ser uma potência econômica e democrática com grande destaque neste século.  A Copa do Mundo 2014 é um dos sinais de que temos credibilidade internacional e de que podemos oportunizar este evento para gerar empregos e novas oportunidades à economia nacional.

Diante desses e de tantos outros argumentos, em vez de protestos vamos torcer pelo sucesso da nossa seleção e honrar o nosso país.  Somos dos brasileiros que consideram que o governo preparou uma linda festa, e que o nosso papel é torcer para nossos atletas garantirem a taça para o Brasil!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário