domingo, 30 de março de 2014

ENCONTRO ESTADUAL DE TÁTICA ELEITORAL DO PT PARÁ



Realizamos ontem 29/03/14 em Belém, o Encontro Estadual de Tática Eleitoral do PT/PA.
Foi em encontro muito bem representado, com mais de 300 delegados de todas as regiões do Estado, alem de convidados. 
          O debate foi muito produtivo e ao final saiu como deliberação, que o partido não lançará candidato ao governo do Estado e apoiaremos o candidato do PMDB ao Executivo Estadual, nessas eleições de 2014. Para a vaga do senado, aprovamos o nome do companheiro Paulo Rocha.

           Neste encontro do partido, propusemos e foram aprovadas pelos participantes duas moções: 
  • Moção à Presidenta Dilma Rousseff, solicitando a liberação de recursos para o Programas Luz para Todos e PNHR (Programa Nacional de Habitação Rural), esses dois programas são de extrema relvancia para o desenvolvimento e inclusão social no Estado do Pará e no momento dependem da liberação de recursos do Tesouro Nacional, para sua execução. Esta moção foi poroposta por mim Airton Faleiro e pelo deputado federal Zé Geraldo.
  • Moçao de Solidariedade e Apoio aos familiares e amigos das vítimas do acidente aéreo ocorrido no dia 18 de março de 2014, nas proximidades do município de Jacareacanga Pará. Esta moção foi proposta pelo vereador de Itatuba João Paulo Meister,  deputado Estadual Airton Faleiro e deputado federal Zé Geraldo.
Leia abaixo na íntegra as duas moções:


         
MOÇÃO À PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF

Nós, delegados e delegadas, participantes do Encontro Estadual do Partido dos Trabalhadores Pará, vimos por meio desta, solicitar empenho pessoal da presidenta da República Dilma Rousseff; do Ministro Chefe da Casa Civil, Aloísio Mercadante; Ministra do Planejamento, Mirian Belchior e do Ministro Secretário Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, para assegurar que o Programa Luz para Todos no Estado do Pará não venha sofrer uma segunda paralisação.
A primeira se deu, porque a empresa concessionária responsável pela execução do programa entrou em processo de recuperação judicial, paralisando as obras do Programa Luz para Todos por mais de dois anos e meio. Depois de uma forte intervenção do governo federal e da justiça, a Celpa foi vendida para o grupo Equatorial e assim pôde assinar novo contrato para execução do programa no Estado do Pará.
A segunda paralisação - em vista – ocorre, devido os seguintes fatos:
a)                         O repasse do montante de 100 milhões de reais da primeira parcela do 5º contrato (5ª Tranche A), mais 40 milhões de reais da segunda parcela do Contrato Especial de Belo Monte, que estavam para serem repassados, em dezembro de 2013, até o momento não foram desembolsados pelo Tesouro Nacional para a concessionária.


b)                         A solicitação de empréstimo, no montante de 35 milhões, feita pela Celpa junto a Caixa Econômica Federal, foi negada pelo fato da empresa ainda se encontrar em recuperação judicial.
Clamamos pela sensibilidade de nossos governantes, que viabilize o Programa Luz para Todos no Estado do Pará, pois não é justo que mais de 100 mil famílias continuem no escuro, quando o nosso Estado integra o projeto de desenvolvimento do país, fornecendo energia por meio das hidrelétricas já instaladas, como é o caso de Tucuruí e com a construção de novos complexos hidrelétricos como é o caso de Belo Monte e Tapajós.
Da mesma forma, pedimos empenho na liberação de recursos também para outro programa de extrema relevância à sociedade paraense, o Programa Nacional de Habitação Rural (PHNR), que faz parte do Minha Casa Minha Vida, que no momento não conta com repasse de recurso da união para a Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil para sua execução.
Certos de contarmos com a dedicação de nossa presidenta e nossos ministros (a) subscrevemos abaixo.
Belém, 29 de março de 2014.




MOÇÃO DE SOLIDARIEDADE E APOIO ÀS FAMÍLIAS DAS VÍTIMAS DO ACIDENTE AÉREO OCORRIDO NO MUNICIPIO DE JACAREACANGA – PARÁ

            Nós delegados, delegadas e convidados ao Encontro Estadual do Partido dos Trabalhadores-Pará, nos solidarizamos e manifestamos apoio as famílias e amigos das vítimas do acidente aéreo ocorrido no dia 18 de março de 2014, nas proximidades do município de Jacareacanga, onde desapareceu a aeronave bimotor, modelo Baron, e a bordo estavam o piloto, Luiz Feltrin, três técnicas de enfermagem: Luciney Aguiar, Raimunda Lucia da Silva, Rayline Sabrina Brito e o motorista Ary Lima, ambos da  Secretaria Especial de Saúde Indígena – SESAI, que estavam a serviço do Ministério da Saúde.
            Este episódio tem provocado forte comoção entre os funcionários da SESAI do Oeste do Pará, populações indígenas, familiares e amigos dos desaparecidos.
            Embora estejam envolvidos diversos órgãos, instituições e voluntários na busca e resgate dos desaparecidos, que até a presente data não foram localizados.
            Em razão disso, propomos que todos os atores envolvidos nas buscas, persistam até que sejam encontrados a aeronave e os tripulantes da mesma.
            Na oportunidade, conclamamos também, que as empresas operadoras de telefonia móvel TIM e VIVO, libere as informações sobre as mensagens e ligações ocorridas durante o voo, pois apesar de solicitado pela justiça ainda não foram liberadas.

Belém, 29 de março de 2014.



Nenhum comentário:

Postar um comentário