segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Mojuí dos Campos: Eleitores escolherão 1º prefeito da cidade


Leia no Diário do Pará de Segunda-Feira, 20/08/2012, 03:16:11 - Atualizado em 20/08/2012, 03:17:54

Eleitores escolherão 1º prefeito da cidade (Foto: )
Distante 37 km do centro de Santarém, Mojuí dos Campos se prepara para viver uma nova fase de sua história, quando terá a sua emancipação política confirmada por meio das eleições de seu primeiro prefeito e vereadores, que tomarão posse em 1º de janeiro próximo. Eles serão os responsáveis pela nova formação, desenvolvimento e criação de leis para fomentar os anseios de seus habitantes.
Mojuí dos Campos, hoje considerado ainda distrito de Santarém, pode se tornar um município modelo devido a sua grande vocação para a agricultura e agropecuária, destacando a produção de soja, arroz, abacaxi, maracujá e farinha de mandioca, o que pode garantir divisas para o novo município. 
Considerado um pedaço do Nordeste na Amazônia, Mojuí dos Campos é habitado por um grande número de famílias que vieram de diversos estados do Nordeste e encontraram na cidade uma terra fértil e acolhedora. Tanto é que todos os anos a prefeitura municipal de Santarém promove a Festa da Integração Nordestina, evento que, a partir do próximo ano, já deve ser de inteira responsabilidade da sua nova administração municipal.

ACESSO
O acesso à sede do município é facilitado por duas rodovias paralelas: a BR-163 (Santarém/Cuiabá) e PA 370 (Santarém/Curuá-Una), sendo o transporte terrestre o único acesso à cidade. Ainda não possui pista de pouso para aeronaves nem transporte urbano, mas dispõe de duas linhas intermunicipais que ligam a cidade a Santarém pelos dois acessos principais.
Mojuí dos Campos possui cinco bairros, um cemitério, escolas de ensino fundamental e de ensino médio, um hospital pronto com 32 leitos, mas que ainda funciona apenas como centro de saúde. 
Como forma de facilitar a vida dos moradores do novo município, recentemente foi inaugurada na cidade uma Unidade de Polícia Integrada que vai atender as demandas de segurança da cidade e estará ligada à Superintendência da Polícia Civil de Santarém. 
A cidade também já ganhou uma agência dos Correios. Já o abastecimento de água é feito por sistemas da própria comunidade e energia elétrica do Tramoeste, servida pela subestação de Santarém. 
Os habitantes de Mojui dos Campos estão eufóricos com a emancipação e acreditam que, com a implantação da Prefeitura Municipal e da Câmara de Vereadores, a cidade vai se desenvolver. Segundo avaliação de moradores, a infraestrutura ainda não é das melhores, mas eles acreditam que logo terão suas ruas preparadas para o tráfego de veículos e de pedestres. 
(Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário