terça-feira, 10 de abril de 2012

Direto do Blog do vereador Carlos Jaime. Homenagem a Felício JR e Padre Boing


SESSÃO - 09 DE ABRIL - PROCURADOR E PADRE RECEBEM TÍTULO DE CIDADÃO SANTARENO


Como parte da programação da Semana dos Povos Indígenas que está sendo realizada de 9 a 13 de abril de 2012, a Câmara de Santarém através de Decreto Legislativo, de autoria do vereador Carlos Jaime (PT), concedeu na sessão desta segunda-feira, 09/04/2012, o titulo de cidadão de Santarém ao Procurador da República Felício Pontes Júnior e ao Padre José Boing.



Felício Pontes disse ser a homenagem para ele uma honra, principalmente porque agora, povos indígenas da região vêm sendo reconhecidos e que por preconceito não apareciam antes. "Essa cultura indígena que Santarém tem é tão rica que ela não pode perder por preconceito de outras pessoas que vem de fora". Avalia.

O Padre Boing também entende a homenagem como uma honra, ele que nasceu no Paraná e veio para a Amazônia como missionário. "Entrei na Comissão Pastoral da Terra e descobri tantos problemas, mas também tantas alegrias na Amazônia. Como a cultura do povo indígena e dos ribeirinhos, dos agricultores e fui me identificando com a terra, aqui encontrei o espaço maravilhoso para vivenciar a missão". Destaca

O vereador Carlos (PT), na Tribuna destaca a trajetória de vida dos homenageados, ratificado por sua colega de partido a vereadora Ivete Bastos:


FELÍCIO PONTES JÚNIOR - Natural de Belém-PA, com formação em Direito pela universidade Federal do Pará - UFPA, Mestre em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica (Rio de Janeiro). Trabalhou no Centro de Direitos Humanos no RJ, onde advogava nas favelas cariocas, posteriormente passou a integrar o quadro das Nações Unidas, como oficial de projetos. Tornou-se Procurador da República em 1997, escolhendo o município de Santarém para exercer essa atividade, no momento em que a Procuradoria da república esta sendo implantada; dentro do Ministério Público Federal, exerceu todos os cargos no Estado do Pará. Foi Procurador dos Direitos do Cidadão; Procurador Regional Eleitoral, e Procurador-Chefe. Atualmente é responsável pela área ambiental e indígena no Ministério Público Federal do Pará, estando à frente de casos como o barramento dos rios Teles Pires, Tapajós e Xingu.

PADRE JOSÉ BOEING (SVD) - Nasceu em Manoel Ribas, PR. Estudou Filosofia na PUC em Curitiba, Teologia no ITESP em São Paulo e cursou Direito nas Faculdades Integradas do Tapajós, adquirindo em seguida o registro da OAB/PA. Em dezembro de 1990, foi ordenado Presbítero no Paraná e logo, transferido para Santarém, completando 21 anos de ministério. Desempenhou atividade docente pela SEDUC, Diocese de Santarém e FIT. Publicou alguns trabalhos, entre eles, sua tese de Bacharelado em Direito; Luta pela terra na Santarém-Cuiabá e Transamazônica. Atualmente exerce a função de Superior Provincial Regional dos Missionários do Verbo Divino na Amazônia e é o atual Presidente da Congregação do Verbo Divino no Continente Americano.

Nas galerias

Nas galerias da do plenário da Câmara, lideranças indígenas e defensores da causa como o padre Edilberto Sena, se faziam presentes e aplaudiram aos homenageados, exibindo faixas como dizeres do tipo:

"O sangue e o sonho dos antepassados ainda estão vivos em nós"(Grupo Consciência indígena – 13 anos de luta pelo orgulho de ser índio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário