sábado, 2 de julho de 2011

Adeus a Itamar Franco


Partiu hoje o senador e ex-presidente da República Itamar Franco, aos 81 anos.

Desde o dia 21, ele estava na Unidade de Terapia Intensiva para se recuperar de uma pneumonia grave e respirava por aparelho e neste sábado, no Hospital Albert Einstein, sofreu um acidente vascular cerebral (AVC). Itamar enfrentava uma leucemia.

O corpo do ex-presidente deve ser levado para Juiz de Fora, em Minas Gerais, no domingo, segundo informações da assessoria do Albert Einstein.

Itamar presidiu o país entre 1992 e 1994, depois do impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello. Durante seu mandato criou o Plano Real.

A presidenta Dilma Rousseff divulgou nota oficial lamentando a morte do ex-presidente e senador Itamar Franco. Veja a nota na íntegra:

"Foi com tristeza que recebi a notícia do falecimento do senador e ex-presidente Itamar Franco. Dirigente do país em um momento crucial da nossa história recente, o presidente Itamar nos deixa uma trajetória exemplar de honradez pública. O Brasil e Minas sentirão a sua falta. Neste momento de dor, quero transmitir meus sentimentos a seus familiares e amigos."

TRAJETÓRIA

Engenheiro civil, foi prefeito por duas vezes e, em 1974, elegeu-se senador pelo MDB, partido de oposição ao regime militar (1964-1985), sendo reeleito em 1982.

Em 1989 lançou-se candidato a vice-presidente na chapa do extinto Partido da Reconstrução Nacional (PRN), encabeçada pelo então governador de Alagoas Fernando Collor de Mello. Com o impeachment de Collor em 1992, Itamar tornou-se presidente da República.

Foi governador de Minas Gerais em 1998. Também foi embaixador do Brasil em Lisboa, Roma e na Organização dos Estados Americanos (OEA).

Se elegeu senador por Minas Gerais pelo PPS em 2010 com 5,1 milhões de votos. Seu mandato como senador iria até 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário