quarta-feira, 23 de junho de 2010

Lula e Ana Júlia em Altamira e Marabá

Duas mil pessoas acompanham Lula e a governadora na largada da siderúrgica
www.pa.gov.br

O presidente Luís Inácio Lula da Silva e a governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, estiveram à frente do ato público pelo desenvolvimento sustentável da Região do Rio Xingu, realizado na manhã desta terça-feira (22), no estádio Bandeirão, no município de Altamira. Reunindo mais de 20 mil pessoas, o evento contou com a presença de ministros, secretários de Estado, parlamentares e demais autoridades, e foi organizado pelo Consórcio Belo Monte, formado por 10 municípios da Região do Xingu/Transamazônica e o município de Gurupá (este pertencente à Região do Marajó).


Cerca de R$ 4 bilhões serão investidos em obras ambientais e sociais, para melhorar a vida da população do Xingu. A energia a ser gerada pela Usina Hidrelétrica de Belo Monte é renovável e limpa, e deverá beneficiar prioritariamente moradores da região.


A expectativa na região é de que a construção da usina gere emprego e renda para os moradores dos municípios da área de influência do Xingu. Quem abriu o ato foi a prefeita de Altamira, Odileida Sampaio, que agradeceu a presença de todos, em especial do presidente e República e da governadora, dizendo que está ao lado daqueles que lutam pelo crescimento da região. Ela homenageou o presidente com a medalha de Cidadão do Xingu, a mais alta honraria concedida pela Prefeitura de Altamira.


O ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, também destacou os investimentos que a região receberá com a construção da hidrelétrica. Ele lembrou que o Consórcio, formado por nove empresas, conquistou o direito de construir e vender a energia elétrica produzida pela usina. Foram investidos R$ 19 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no projeto, que vem sendo elaborado há mais de 30 anos e teve amplo debate local.


O asfaltamento da Rodovia Transamazônica (BR-230), as obras do Programa Luz para Todos, a regularização fundiária e ambiental, além do desenvolvimento urbano e rural da região do Xingu para geração de emprego e renda foram assuntos tratados pelo presidente Lula. A Hidrelétrica de Belo Monte deve entrar em operação em 2015.


Benefício social - O Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável (PDRS) do Xingu prevê melhorias na infraestrutura e em atividades produtivas, a partir de vários investimentos. Serão beneficiadas quase 17 mil pessoas que vivem hoje em palafitas, sem rede de esgoto, coleta de lixo e água tratada.


Durante o ato, o presidente Lula também assinou um documento entregue pelo cacique da tribo Xikrim, no qual os indígenas concordam com a construção da Hidrelétrica de Belo Monte.


De Altamira, a comitiva seguiu para o município de Marabá, onde o presidente Lula deu início às obras de terraplanagem da Usina Aços Laminados do Pará (Alpa), no Distrito Industrial de Marabá.

Fonte: Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário