sexta-feira, 11 de junho de 2010

Adepará inaugura a 20ª unidade regional

O Baixo Amazonas ganhou mais um reforço no acompanhamento da defesa sanitária. Nesta quinta-feira (10), a Agencia de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), inaugurou o mais novo escritório da região, a unidade instalada em Almeirim, vai atender ainda Gurupá, Porto de Móz e Prainha. Os municípios antes atendidos pela gerencia regional de Santarém, terão agora a disposição um corpo técnico formado por 18 servidores.

A nova unidade regional vai garantir maior capilaridade, e operacionalização técnica e administrativa no atendimento as quase 4 mil propriedades rurais existentes nos municípios com rebanho bovino e bubalino superior a 250 mil cabeças.

Devido a realidade das áreas, que permanece alagada por quase seis meses, o trabalho de controle e defesa sanitária nos rios que cortam a região serão realizados com o apoio de lanchas voadeiras.

O Baixo Amazonas é considerado Área 3, alto risco de febre aftosa, mas devido as estratégias montadas pela Adepará, como o georreferenciamento das propriedades, passo fundamental para a implantação da Guia de Transito Animal, e o bom índice de vacinação do rebanho atingido na última campanha, a Área poderá sofrer mudança de estatus, uma auditoria que será realizada pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) até o próximo mês de julho pode garantir a classificação de Área 2, médio risco para a doença que ataca o rebanho.

Acompanharam a agenda, o assessor especial do governo do estado, Airton Faleiro e o secretário de Estado de Agricultura, Cássio Pereira.

Iolanda Lopes- Sagri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário