DEPUTADO ESTADUAL AIRTON FALEIRO DEU ENTRADA NA PEC E PROJETO QUE CRIAM O PASSE LIVRE ESTUDANTIL
O
Deputado Estadual Airton Faleiro deu entrada nesta quarta-feira (9), na
Assembleia Legislativa, em Projeto de Emenda Constitucional (PEC), que
modifica o artigo 284 da Constituição do Estado, garantindo aos
estudantes de todos os níveis educacionais o benefício do Passe Livre
nos transportes urbanos e intermunicipais, terrestres e aquaviários em
todos os 144 municípios paraenses. Além da PEC, o parlamentar também deu
entrada no projeto de lei que institui o Programa Passe Livre
Estudantil e cria o Fundo Estadual do Passe Livre, benefícios para os
alunos da rede pública e privada de ensino, que já existe em outros
estados, como Rio Grande do Sul e Distrito Federal.
De acordo
com o projeto de lei, o Programa de Passe Livre tem como finalidade
beneficiar estudantes de baixa renda matriculados em instituições
regulares de ensino no transporte intermunicipal entre a residência dos
alunos e a escola ou universidade. Para serem beneficiados pelo
programa, os estudantes terão que comprovar frequência na instituição de
ensino e poderão usufruir da gratuidade até o limite de duas passagens
diárias, em dias úteis. O benefício concedido será custeado pelo Poder
Executivo Estadual, através da aquisição de passagens aos estudantes. O
projeto cria o Fundo Estadual do Passe Livre Estudantil, vinculado à
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano.
O projeto vai
ser apresentado pelo deputado em plenário na próxima semana e seguirá o
tramite normal na Assembleia Legislativa até entrar em votação. "O
Estado do Pará tem que dar ouvido aos clamores das manifestações de
estudantes e acompanhar a evolução do que vem acontecendo no país.
Existem projetos semelhantes ao meu, tramitando nas assembleias
legislativas de 16 estados brasileiros e já é uma realidade em estados
como Rio Grande do Sul e Distrito Federal, onde o passe livre estudantil
foi aprovado e já começa a entrar em vigor, defende o deputado estadual
Airton Faleiro.
Assessoria de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário